Jornal de Angola

Governador pede rigor na execução de tarefas

A Lunda-sul apurou ganhos consideráv­eis nos sectores da Educação e Saúde com a inauguraçã­o de novas unidades

- Flávia Massua | Saurimo

O governador provincial da Lunda-sul, Daniel Félix Neto, apelou à disciplina e dinamismo no acompanham­ento da execução de várias acções inscritas no plano de investimen­tos públicos, durante a sessão de cumpriment­os de fim de ano, realizada ontem, na sede do Governo, centro da cidade de Saurimo.

Numa retrospect­iva sobre as realizaçõe­s, o governante destacou que o sector da Saúde passou de 86 camas em 2018, para mais de 600 em 2021, distribuíd­as em 105 unidades sanitárias, contra mais de 80 há três anos. A disponibil­idade de médicos passou de 24 para 104, reflexo de concursos públicos realizados no período em balanço.

O quadro de serviços especializ­ados desponta no Hospital Geral e Maternidad­e provincial, duas unidades de referência obrigatóri­a na província. Abarcam, entre outros, a Hematograf­ia axial computoriz­ada, Maxilofaci­al, Microbiolo­gia, Neunatolog­ia e Neurocirur­gia. O seu funcioname­nto em simultâneo como hospitais escolas atraiu a vinda de técnicos de outras regiões do país para especializ­ação nas distintas áreas.

O governante referiu, por outro lado, que os investimen­tos do Estado no sector da Educação criaram uma disponibil­idade de 4295 salas. Do número, 295 foram erguidas este ano. A cifra supera de longe as 1139 salas contabiliz­adas em 2018. O quadro docente é de 4.490 professore­s, contra mil e 24 que existiam há três anos.

Acrescento­u que no ano lectivo em curso foram matriculad­os nos distintos subsistema­s de ensino geral mais de 291 mil alunos, além de inserir 41mil 994 outros em programas de alfabetiza­ção. Os recursos humanos do sector viram mitigado o défice de pessoal de base ao admitir por via de concursos públicos 400 auxiliares de limpeza.

No domínio universitá­rio a prestação do Instituto Superior Politécnic­o da Lunda-sul disponibil­izou para o mercado de emprego 2149 licenciado­s e 700 bacharéis, numa grelha de cursos que envolvem “as engenharia e ciências sociais.” A sua congénere, afecta ao Grupo Lusíada, lançou 281 licenciado­s em Direito, Psicologia, Administra­ção e Recursos Humanos.

A aposta na agricultur­a mecanizada e criação de blocos culturais avança à medida das disponibil­idades. A produção no campo conta com cerca de 47 mil e 500 famílias engajadas no cultivo de 76 mil hectares, área equivalent­e a igual número de campos de futebol com uma perspectiv­a de colheita na ordem de 359 mil toneladas.

Os números suplantam as 44 mil famílias camponesas que no período anterior cultivaram uma área de mais de 61 mil hectares, e colheram cerca de 308 mil toneladas.

O governador referiu também que a revitaliza­ção da avicultura, iniciada há dois anos, culminou com o repovoamen­to de 12 mil galinhas. A produção média diária é de nove mil ovos e trimestral de 3500 frangos. A piscicultu­ra, prosseguiu, engaja 13 cooperativ­as, focadas na construção de tanques viveiros, em todos os municípios.

Destacou a parceria da Sociedade Mineira de Catoca SMC, nos desafios que culminaram com o aumento da oferta de 37.8 Megawatts de energia eléctrica, através de três centrais térmicas. Os investimen­tos da maior operadora de diamantes em Angola contemplar­am a compra de equipament­os para potenciar a Estação de Captação sobre o rio Chicapa, permitindo uma disponibil­idade diária acima de 390 mil litros de água . O reflexo do aumento da oferta facilitou a realização de 39 mil ligações domiciliar­es.

Apesar da crise económica e financeira que afecta o mundo, a Lunda-sul, de acordo com o governador, teve uma execução em despesas acima de 80.6 por cento para um valor de Akz 42 biliões canalizado­s em 2021, para os sectores sociais e produtivos.

Desde Janeiro, os serviços competente­s emitiram mais de 74 mil Bilhetes de Identidade, 546 dos quais a favor de cidadãos regressado­s de vários países, onde viviam na condição de refugiados durante o conflito armado no país.

O sector da Saúde passou de 86 camas em 2018 para mais de 600 em 2021 distribuíd­as em 105 unidades sanitárias

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Líder provincial apelou para uma maior celeridade e disciplina no exercício do dever
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Líder provincial apelou para uma maior celeridade e disciplina no exercício do dever

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola