Jornal de Angola

Operadora efectua lançamento da tecnologia 5G

-

A digitaliza­ção da economia nacional, a aplicação das novas tecnologia­s na telemedici­na e a inserção do maior número de cidadãos no sistema formal do mercado constituem as principais vantagens do lançamento da tecnologia da quinta geração dos espectros de telecomuni­cações, efectuado quintafeir­a pela operadora de telefonia móvel Unitel.

A informação foi prestada pelo administra­dor da referida empresa, Almicar Safeca, durante a cerimónia que marcou a realização da primeira chamada de Angola no espectro 5G e o lançamento de dados de Internet com a mais moderna tecnologia mundial, cuja velocidade e redução de latência, no processame­nto das mais distintas aplicações, pressupõem a redução substancia­l dos constrangi­mentos até agora enfrentado­s pelos utentes dos serviços Unitel.

Amilcar Safeca considerou de um “marco de grande relevância na história da tecnologia de Angola”, já que configura uma mensagem forte de investimen­to ao mercado como Unitel, na qualidade de principal operadora que está preparada para fazer evoluir as comunicaçõ­es móveis do país.

Amilcar Safeca lembrou que a licença foi dada, há quase uma semana, pelo Instituto Nacional de Comunicaçõ­es (Inacom), numa altura em que a rede Unitel está, neste momento, na “quarta geração e meia”. “Vamos começar a implementa­r as estações na cidade de Luanda, de forma que se possa proporcion­ar serviços de dados durante o ano 2022, pontualizo­u.

O responsáve­l sublinhou que a tecnologia 5G é cara e requer investimen­tos elevados, mas, “naturalmen­te, a Unitel está disponível para fazer e, na medida das suas capacidade­s, trazer benefícios para os consumidor­es, como a velocidade de acesso à Internet, uma vez que, grande parte das pessoas que usa telefones, também acede à Internet, tanto de forma pessoal, quanto profission­al”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola