Jornal de Angola

Governo substitui oito pontes em degradação

Lançamento da empreitada começou com a montagem de uma ponte metálica sobre o rio Luconha, ao longo da EN nº 180

-

O Governo Provincial do Moxico arrancou, na quintafeir­a, com os trabalhos que visam a substituiç­ão de oito pontes degradadas e que ligam a cidade do Luena aos municípios do interior da província, de acordo com a agência de notícias Angop.

O lançamento da empreitada começou com a montagem de uma ponte metálica sobre o rio Luconha, ao longo da Estrada Nacional n.º 180, que liga Luena/lutchazes/bundas, em acto presenciad­o pelo governador provincial, Gonçalves Muandumba.

Montada em um dia por técnicos do INEA (Instituto Nacional de Estradas de Angola), para uma vida útil de 30 anos, a nova ponte, que substitui a estrutura destruída por um camião de carga, em Setembro de 2020, até então já degradada, mede 27 metros de cumpriment­o e sete de largura e pode suportar até 60 toneladas, contra as anteriores 35 toneladas anteriores.

O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, quer que, com os 150 metros lineares de pontes recebidos para a substituiç­ão de pontes que se encontram em mau estado de conservaçã­o, a prioridade recaia para as que existem nas vias adstritas às Estradas Nacionais.

Já o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas do Moxico, Honório Sakuparica, precisou que esta primeira fase prevê a substituiç­ão de um mínino de oito pontes nos municípios de Lutchazes (Luena/luconha), Bundas (Lumbala-nguimbo/ninda), Camanongue (na localidade de Luangrico) e Moxico (localidade de Canhengue e acesso Lucusse/lunguebung­o).

Para o administra­dor municipal dos Lutchazes, Moisés Cambembe, a reposição da ponte metálica “é um ganho da população” que vai beneficiar a região Sul da província, pois, actualment­e a travessia está a ser feita por meio de canoas.

Para o regedor adjunto do Luconha, Adriano Samba, a reposição da ponte volta a dinamizar o escoamento da produção agrícola.

BAI com novo agente bancário em Camanongue

O Banco Angolano de Investimen­to (BAI) instalou quinta-feira o primeiro balcão de Agente Bancário no município de Camanongue, agora o 13º da província do Moxico, com o objectivo de facilitar as transacçõe­s bancárias dos seus clientes.

Com esse balcão, que deu emprego a quatro jovens locais, que se juntam a outros 48 de uma rede de 13 pontos instalados na província, os clientes do BAI já podem levantar e depositar dinheiro e, entre outros serviços, solicitar o cartão multicaixa.

Após a abertura do balcão de Camanongue, a cargo da empresa Cazolo - Prestação de Serviços, o BAI tenciona abrir serviços idênticos no município fronteiriç­o do Luau, no decurso desta primeira quinzena, e estender os serviços aos demais municípios com debilidade­s de bancos.

 ?? DR ?? Reposição de ponte é ganho para a população e deve beneficiar toda a região Sul da província
DR Reposição de ponte é ganho para a população e deve beneficiar toda a região Sul da província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola