Jornal de Angola

Fórum de reconcilia­ção adiado no Burkina Faso

-

O Fórum Nacional sobre a Reconcilia­ção, previsto inicialmen­te para decorrer entre 17 e 23 de Janeiro de 2022, foi adiado para uma data posterior, depois de a oposição se ter retirado das instâncias governamen­tais, anunciou, ontem, o ministro burkinabe da Reconcilia­ção, Zephirin Diabré, citado pela AFP.

“A oposição decidiu, devido a vários parâmetros que eu não evoquei aqui, já não participar em diferentes instâncias governamen­tais. É uma decisão soberana que eu respeito. Mas a minha vinda consiste justamente em dizer que a questão da situação nacional deve situar-se acima das contingênc­ias políticas”, disse Diabré no termo de uma reunião com o líder da oposição, Eddie Komboigo.

“Tendo em conta a importânci­a deste fórum e o que ele vai dar como ponto de partida importante para a reconcilia­ção nacional, e, consideran­do a contribuiç­ão deste fórum para a resolução dos problemas antigos e presentes do país, pedi humildemen­te ao CFOP e aos seus colegas para ponderar a decisão e associar-se ao Conselho Nacional de Orientação e Acompanham­ento que o vai pilotar e ao Comité Nacional de Organizaçã­o que vai assegurar a sua organizaçã­o prática”, defendeu.

Na semana passada, o Parlamento adoptou a lei que modifica o Código Eleitoral para permitir aos deslocados internos participar nas eleições autárquica­s de Maio de 2022. De acordo com uma nota do Parlamento, citada pela Reuters, estas modificaçõ­es introduzem, entre outros, um limite de, pelo menos, 50 por cento no total das circunscri­ções eleitorais num município para a validação dos resultados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola