Jornal de Angola

Inspecção Geral do Trabalho com novo estatuto orgânico

Conselho de Ministros aprovou nova estrutura orgânica da IGT, que passa a ter um inspector-geral, dois inspectore­s-gerais adjuntos e quatro departamen­tos executivos

- Bernardino Manje

O Conselho de Ministros aprovou, ontem, em sessão orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, o novo Estatuto Orgânico da Inspecção Geral do Trabalho. De acordo com a ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, com este diploma, o Centro de Saúde e Segurança no Trabalho, anteriorme­nte uma estrutura autónoma, passa a integrar aquele órgão do Estado.

O Conselho de Ministros aprovou, ontem, o novo Estatuto Orgânico da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), nos termos do qual o Centro de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST), anteriorme­nte uma estrutura autónoma, passa a integrar aquele órgão da Administra­ção Indirecta do Estado, com todos os seus activos e passivos.

A ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Dias, esclareceu, à imprensa, no final da 2ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, que, com a aprovação da nova estrutura orgânica, a IGT passa a ter um inspector-geral, dois inspectore­sgerais adjuntos e quatro departamen­tos executivos, conforme estabelece o Decreto Legislativ­o Presidenci­al 220, que trata da organizaçã­o, criação, funcioname­nto e extinção dos institutos públicos.

Ainda ontem, o Conselho de Ministros, igualmente, os decretos Presidenci­ais que aprovam o Regime Remunerató­rio da Carreira Especial da IGT e o Estatuto do Inspector do Trabalho.

O primeiro diploma tem como objectivo padronizar as posições remunerató­rias e conferir maior dignidade à função inspectiva dos funcionári­os do regime especial da IGT, assente numa política remunerató­ria de integridad­e.

A ministra Teresa Dias disse terem sido aprovados três subsídios que há muito vinham sendo reclamados para dar maior dignidade aos inspectore­s, nomeadamen­te

o especial de inspecção, o de dueternida­de e as prestações sociais para acidentes de trabalho e doenças profission­ais.

Para além desses, lembrou, já existem na IGT os subsídios de atavio, de dedicação e de risco.

O Estatuto do Inspector do Trabalho tem em vista a uniformiza­ção do exercício da actividade dos inspectore­s do trabalho, determinan­do, entre outros aspectos, o nível da sua autonomia técnica, o conjunto de competênci­as, o seu regime laboral, estrutura da carreira inspectiva e a forma de ingresso e acesso na respectiva carreira de inspecção.

Teresa Dias disse ter sido uniformiza­da a actividade do inspector, bem como o ingresso e acesso na IGT como uma carreira de regime especial. Com o novo diploma, esclareceu, pretende-se dar mais dignidade ao inspectorg­eral do Trabalho, para que a entrada, até à sua progressão,

sejam pautadas por um documento que os inspectore­s possam ter como base para sua profission­alização.

"Com vista a dar-se maior dignidade, o MAPTSS entende que, com estes três documentos, estão criadas as condições para termos uma Inspecção Geral do Trabalho digna, mais coesa, mais eficaz e mais eficiente, com vista a dar cobro àquilo que são as grandes responsabi­lidades que o momento impõe e o futuro imporá", concluiu a ministra.

Ontem, também foi aprovado o Estatuto Remunerató­rio da Carreira do Trabalhado­r Social, com vista a adequálo à legislação em vigor sobre a matéria e à realidade socioeconó­mica do país.

Com vista a dar-se maior dignidade, o MAPTSS entende que, com estes três documentos, estão criadas as condições para termos uma Inspecção Geral do Trabalho digna, mais coesa, mais eficaz e mais eficiente

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Na sessão foi aprovado, também, o Estatuto Remunerató­rio da Carreira do Trabalhado­r Social
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Na sessão foi aprovado, também, o Estatuto Remunerató­rio da Carreira do Trabalhado­r Social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola