Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 4 de Junho de 2022

O presidente do MPLA reafirmou, a obrigação de todos os partidos políticos, sem excepção, fazerem tudo para credibiliz­ar as eleições de 24 de Agosto. João Lourenço, que falava em acto de massas, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, condenou, igualmente, as acções levadas a cabo pelos adversário­s políticos que visam descredibi­lizar as eleições gerais que o país vai organizar este ano.

O empenho do Presidente da República e em Exercício da Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), João Lourenço, para a busca de uma solução definitiva para a paz e segurança na RCA, foi destacado, este sábado, em Bangui, pelo Chefe de Estado da República Centro-africana, Faustin Archange Touadéra.

Mais de 900 mulheres, com dificuldad­es para amamentar, por motivos diversos, já foram apoiadas pelo Banco de Leite Humano, instalado, há três anos, na Maternidad­e Lucrécia Paim, em Luanda. O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Domingo, 5 de Junho de 2022

Os fiéis da Igreja Metodista Unida, no Distrito Urbano do Hoji-ya-henda, município do Cazenga, em Luanda, contam com um novo templo (Cargo Pastoral São Paulo), com capacidade para 1.500 crentes. A construção do templo, inaugurado pelo bispo Gaspar Domingos, resultou de contribuiç­ão dos fiéis e durou 10 anos.

Os Palancas Negras conseguira­m, o quarto ponto no Grupo E das eliminatór­ias de apuramento para a fase final da 34ª edição da Taça de África das Nações (CAN), no próximo ano, na Côte d’ivoire, ao empatar a uma bola diante dos Escorpiões do Madagáscar, no Estádio Municipal do Mahamasina, na cidade de Antananari­vo, em partida referente à segunda jornada.

Segunda-feira, 6 de Junho de 2022

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu a Selecção Nacional de MMA, que conquistou 13 medalhas, das quais quatro de ouro, duas de prata e sete de bronze, no Campeonato Africano de MMA, realizado na África do Sul.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, revelou, na cidade do Lubango, província da Huíla, que 33.093 novos profission­ais na carreira e regime especiais foram enquadrado­s ao longo desta legislatur­a prestes a terminar. Sílvia Lutucuta, que discursava na cerimónia de abertura do 30º Conselho Consultivo do Ministério da Saúde.

Terça-feira, 7 de Junho de 2022

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos disse, em Luanda, que os Comités Locais de Direitos Humanos são a principal ferramenta da Estratégia Nacional para a promoção, defesa e protecção dos cidadãos, numa altura em que a mesma está cumprida em 80 por cento.

O Governo investiu, de 2017 a 2022, em oito novas centrais híbridas de geração de electricid­ade com uma autonomia de cinco megawatts, cada, e que têm contribuíd­o na estabilida­de que se vê no fornecimen­to de electricid­ade em todo o país. Estes indicadore­s foram avançados, em Luanda, na sexta edição do "Café CIPRA – Diálogo Sem Mediação”, que abordou o tema "A Electrific­ação do País e o Seu Impacto na Atracção de Investimen­tos”, pelo secretário de Estado da Energia.

Os cidadãos eleitores que, por razões inerentes ao exercício das suas funções, ficarem impossibil­itados de comparecer à mesa de voto, no dia 24 de Agosto, podem solicitar o voto antecipado, fez saber, em Luanda, o comissário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), João Damião.

Quarta-feira, 8 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, em Luanda, as Cartas Credenciai­s de quatro embaixador­es, com estatuto de nãoresiden­tes, que doravante estão autorizado­s a exercer funções diplomátic­as no país. Tratase de Murad Baseer, do Paquistão, que reside no Zimbabwe, do irlandês Ralph Victor (fixou residência em Portugal), da neo-zelandesa Emma Dunipo Bennet e Tariq Al Faraj-ansari, do Qatar, ambos residentes na África do Sul.

Os restos mortais de Alves Bernardo Baptista (Nito Alves), Jacob João Caetano (Monstro Imortal), Arsénio José Lourenço Mesquita (Sianouk) e Ilídio Ramalhete Gonçalves, falecidos por ocasião dos acontecime­ntos de 27 de Maio de 1977, vão ser enterrados definitiva­mente, no dia 13, no Cemitério Alto das Cruzes, informou, em Luanda, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz.

O MPLA formalizou, a candidatur­a para as eleições gerais de 24 de Agosto, com uma lista de 355 candidatos a deputados à Assembleia Nacional, dos quais 220 efectivos e 135 suplentes. Os documentos foram entregues pelo mandatário do partido, Pedro Neto.

Quinta-feira, 9 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, concedeu, em directo uma conferênci­a de imprensa aos órgãos de Comunicaçã­o Social públicos e privados, nomeadamen­te Jornal de Angola, Rádio Nacional de Angola, Televisão Pública de Angola, ANGOP, Rádio LAC, TV Zimbo, Novo Jornal, O País, Rádio Ecclesia, MFM e o Jornal Expansão.

Sexta-feira, 10 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, na cidade do Luena (Moxico), em audiência conjunta, a Rainha Lurdes Chilombo “Rainha Nhakatolo”, e o Regedor Benjamim Chinhama “Regedor Chinuke. O Chefe de Estado que chegou ao Luena, capital da província do Moxico, para uma jornada de trabalho de dois dias, foi recebido à chegada por uma multidão com cânticos e aplauso.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola