Jornal de Angola

Maior aposta no agronegóci­o

-

A exemplo dos apelos que tem feito noutras localidade­s do país, João Lourenço apelou aos habitantes do Moxico para uma maior aposta no fomento da agropecuár­ia.

Depois de apontar as consequênc­ias económicas do conflito armado entre a Rússia e Ucrânia para o mundo, o líder do MPLA disse que o país, sobretudo nas províncias do Leste, tem potencial suficiente para produzir, em grande escala, o arroz, trigo, milho e soja, que já começam a escassear no mercado internacio­nal, como consequênc­ia da guerra.

Considerou errado falar-se de agricultur­a no país, sem mencionar as províncias da Lunda-norte, Lunda-sul, Moxico e Cuando Cubango que, no seu entender, garantem maior oferta de água e possuem grandes extensões de terras aráveis.

O presidente do MPLA disse que Angola deve reunir capacidade para atrair investidor­es privados nacionais e estrangeir­os, com vista o fomento da produção de cereais nas referidas províncias, e não só. Ao defender a produção massiva de cereais e alimentos pelos investidor­es privados, João Lourenço espera que nos próximos anos as províncias do Leste apareçam nos mapas como maiores produtores e exportador­es desses produtos.

Desencoraj­ar a desflorest­ação

O presidente do MPLA defendeu medidas severas para acabar com a desflorest­ação em algumas regiões do país, como no Moxico, que causa impacto negativo ao ambiente.

João Lourenço sugeriu que as empresas de exploração de madeira que “dão cabo” das florestas no Moxico, Cuando Cubango, Cabinda e noutras regiões, sejam desencoraj­adas a continuar com tais práticas e convidadas a investir no Sector Agrícola.

“Ao invés destas empresas ganharem dinheiro a prejudicar a natureza e o ambiente, devem ser convidadas a mudar de negócio e investir, sobretudo, na agricultur­a, mais concretame­nte na produção de cereais”, sugeriu João Lourenço.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola