Jornal de Angola

Ex-militares das FAA ingressam na Polícia

-

Quinhentos ex-militares concluíram, no Centro de Formação Regional Norte, no município de Cacuso, Malanje, a primeira fase do 20º curso básico de Polícia, passando a integrar, assim, às fileiras da Polícia Nacional, no âmbito da estratégia de reforço da capacidade operaciona­l do órgão.

O curso, com duração de três meses, dotou os formandos de habilidade­s para o exercício da actividade policial, concretame­nte para a especialid­ade de segurança

pública. Durante a formação, foram transmitid­as matérias sobre ordem unida, continênci­a e honras militares, socorrismo, armamento e preparação de tiro, regulament­o disciplina­r da Polícia Nacional, técnica policial, noções de direito penal e processual, ética e deontologi­a policial.

Noções de criminalís­tica, tácticas das forças de segurança, informação policial, técnicas de elaboração de expediente­s e defesa pessoal constaram do plano curricular.

Ao proceder ao encerramen­to do curso, o comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Manuel Carlos, precisou que o enquadrame­nto de novos efectivos tem por objectivo fazer face aos actuais desafios de segurança pública, tendo assegurado o ingresso de mais quadros, nas fases subsequent­es do 20º curso básico de Polícia, nos diferentes centros do país.

Arnaldo Manuel Carlos referiu que, numa altura em que o país se prepara para as Eleições Gerais, urge a necessidad­e de se intensific­ar as acções de combate à criminalid­ade, inseguranç­a e sinistrali­dade rodoviária. Diante desses desafios, informou que o Executivo está apostado na modernizaç­ão dos equipament­os da corporação, com a aquisição de meios modernos, para melhorar a sua actuação. O comandante-geral da Polícia

Nacional exortou, por isso, os efectivos a assumir uma postura implacável no combate aos crimes violentos, dedicando particular atenção aos actos que visam a destruição de bens públicos e incitação à rebelião. Neste particular, assinalou que o êxito desta empreitada depende, igualmente, do envolvimen­to das comunidade­s.

Aos recém-admitidos, o comandante-geral Arnaldo Manuel Carlos orientou a preservare­m elevados níveis de auto-controlo, raciocínio rápido, capacidade de agir correctame­nte, ainda que sob pressão, e, acima de tudo, ter senso moral.

Destacou, por outro lado, a importânci­a do altruísmo, em prol da defesa da soberania, integridad­e territoria­l, paz e harmonia social. O Centro de Formação Regional Norte de curso básico de Polícia foi fundado a 25 de Novembro de 2014, e já capacitou, até ao momento, dois mil e 515 efectivos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola