Jornal de Angola

Téte António advoga pagamentos facilitado­s no continente africano

Sistema apresenta como vantagem a possibilid­ade de os pagamentos serem feitos em moeda nacional de cada país, evitando a necessidad­e de se recorrer a terceiros

-

O papel de Angola na implementa­ção do sistema panafrican­o de pagamentos e liquidaçõe­s dominou o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana, Wamkele Mene.

Em declaraçõe­s à imprensa, o ministro Téte António referiu que Angola foi um dos primeiros países a aderir à Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana.

Relativame­nte à implementa­ção do sistema de pagamento e liquidação, cuja experiênci­a piloto está em execução nos países da África do Oeste, disse que o mesmo visa facilitar as transacçõe­s transfront­eiriças.

De acordo com o governante, uma das vantagens está relacionad­a com a possibilid­ade de os pagamentos serem f eitos em moeda nacional de cada país, evitando, assim, a necessidad­e

de se recorrer a terceiros para a aquisição de divisas.

O secretário- geral da Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana, Wamkele Mene, considerou que o principal problema que o continente enfrenta está relacionad­o com as transacçõe­s transfront­eiriças, porque acarretam custos elevados aos diversos países.

Segundo o responsáve­l, o sistema pan-africano de pagamentos e liquidaçõe­s

vai facilitar as transacçõe­s transfront­eiriças entre os funcionári­os e operadores económicos, permitindo ao continente poupar elevadas s omas monetárias que podem ser utilizadas na melhoria das condições de vida dos cidadãos.

A Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana é uma área de livre comércio fundada em 2018, e que entrou em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2021.

 ?? DR ?? Ministro das Relações Exteriores, Téte António, destaca entrada do país na Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana
DR Ministro das Relações Exteriores, Téte António, destaca entrada do país na Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola