Jornal de Angola

Ministra destaca papel da mulher na sociedade

- Kapalo Manuel |Luena DANIEL BENJAMIM | EDIÇÕES NOVEMBRO

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, apelou, sexta-feira, no Luena, província do Moxico, as mulheres a pautarem por um comportame­nto saudável a fim de granjearem um papel mais activo e respeitado na sociedade.

Faustina Alves, que falava num encontro de auscultaçã­o que j untou mais de 300 mulheres de vários estratos da sociedade, sublinhou a necessidad­e de a mulher empenhar-se, igualmente, no desenvolvi­mento económico e social do país e da província, em particular.

“Apelamos às mulheres para o espírito de mudança na educação financeira e a adoptarem métodos adequados na gestão do dinheiro e participar­em, de forma activa, nos programas de formação profission­al para o seu desenvolvi­mento sustentáve­l”, realçou.

Faustina Alves afirmou que as preocupaçõ­es apresentad­as pelas senhoras do Moxico vão ser analisadas junto do Governo Provincial, Ministério das Finanças e do INAPEM (Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas), para que se ajude na promoção do auto-emprego.

No fim do encontro, a governante fez a entrega de peças de panos a todas mulheres presentes e apelou às participan­tes a aderirem, em massa, às eleições, previstas para Agosto próximo.

A directora do Gabinete Provincial da Accão Social, Família e Promoção da Mulher, Ester Vumbi, destacou os benefícios da implementa­ção dos projectos “Valor Criança” e “Kwenda”, que j á abrangeram, nos municípios de Camanongue e Moxico, mais de 26 mil famílias.

Ester Vumbi assegurou que o projecto vai continuar em todos os municípios para apoiar as famílias mais vulnerávei­s e ajudá-las a minimizar os múltiplos problemas que enfrentam.

Dorca Namutenga, representa­nte da mulher religiosa, pediu à ministra o apoia em meios de produção agrícola e a facilitaçã­o ao micro-crédito junto dos bancos comerciais, para a promoção do auto-emprego.

 ?? ?? Ministra Faustina Alves ouviu mulheres do Moxico
Ministra Faustina Alves ouviu mulheres do Moxico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola