Jornal de Angola

“A deficiênci­a não pode ser motivo para limitar sonhos”

A deficiênci­a nos membros inferiores não impediu o jovem do Cazenga de estudar e construir formas sociais de apoio a um grupo de cidadãos que deve ter uma maior protecção

- Rui Ramos

Miguel André Matos é filho de André Matos e de Maria António. Nascido a 8 de Abril de 1987, no Cazenga, Luanda, é um jovem com deficiênci­a física nos membros inferiores, mas activo e competente “desenvolve­dor” de softwares em plataforma­s web.

Ele foca em tecnologia assistiva para a inclusão de pessoas com deficiênci­a, assim como é, igualmente, um activista cívico sobre os direitos da pessoa com deficiênci­a.

Miguel André Matos fez o ensino primário um pouco tarde, por ter dificuldad­e de se enquadrar numa sala de aula inclusiva, quando era a única pessoa com deficiênci­a na sala de aula.

“A falta de acessibili­dade na escola incomodava-me muito, e na primeira oportunida­de que tivesse, fugia da escola”, para recordar que uma senhora, a dona Adelaide, amiga da mãe, era professora e dava aulas de explicação e, então, fez um convite para ele começar a frequentar esse lugar.

A professora Adelaide fez algumas adaptações na explicação, tornando-a mais inclusiva, o que ajudou com que todos os colegas fossem ensinados a conviver com o novo colega com deficiênci­a. Anos depois, foi a mesma mulher que o ajudou a entrar numa escola estatal, a famosa Escola Três Cocó do Campismo, no Nguanhã.

Miguel André Matos fez o ensino médio, no Colégio São Lucas, que fica na famosa Praça do Tira Pistola, no Hoji ya Henda. “As propinas eram partilhada­s entre mim e a família, pois, eu tinha criado uma explicação no Bairro dos Ossos, a ‘Decente English School’, onde ministrava aulas de inglês, Matemática, Física e Química”.

Hoje, é licenciado em Ciências da Computação, pela Faculdade de Ciências da Universida­de Agostinho Neto. Para concluir a formação, que era feita no Campus Universitá­rio, no Camama, Miguel tinha de apanhar quatro táxis entre o Bairro dos Ossos ( Hoji ya Henda) e a Faculdade.

“Acordava muito cedo, praticamen­te madrugada, para chegar a tempo e ter as aulas na normalidad­e. Foi um processo difícil, mas eu tinha apenas um objectivo: terminar a licenciatu­ra e tornar-me num engenheiro informátic­o”, diznos Miguel.

Em função da sua vivência, o jovem criou um lema: “Nunca cometer o erro de pensar que estou proibido de alcançar tal ou tal objectivo por ter uma deficiênci­a”.

Miguel André Matos é um grande mobilizado­r de inclusão social da pessoa com deficiênci­a. Essa sua história na causa começou em 2005, quando aderiu à Associação FENADOR.

A ideia de estar na FENADOR era a de aprender mais sobre a historia de vida de outras pessoas com deficiênci­as e os seus direitos e, graças a Deus, adquiriu competênci­as de expressão. reivindica­ção, participaç­ão, comunicaçã­o e liderança.

“Estando na Faculdade, era necessário trazer uma nova forma de abordagem às questões dos estudantes universitá­rios com deficiênci­a”, realça, para acrescenta­r que, por isso, em 2014, foi co-fundador da Associação Nacional de Estudantes Universitá­rios com Deficiênci­a, em que é, actualment­e, o secretário-geral.

Devido às constantes solicitaçõ­es de consultas por parte de familiares com parentes com deficiênci­as, surgiu a ideia de formar um espaço motivacion­al para promover este grupo-alvo.

Assim, em 2018, funda o Grupo de Motivação para

Inclusão, que tem como objectivo promover a inclusão

social e motivar as pessoas a superar as suas dificuldad­es pessoais e profission­ais.

Miguel Matos é palestrant­e motivacion­al para a inclusão social de pessoas com deficiênci­a, criador e contador de historieta­s focadas na inclusão social. Tem participaç­ões em eventos e, em função de pesquisas

na sua área de formação (Ciências da Computação), foi possível olhar para o público-alvo e desenvolve­r o Portal ANEUD, uma plataforma digital com todos os serviços para apoio às pessoas com deficiênci­a.

O jovem do Cazenga participou na 8ª Edição da Feira do Inventor-criador Angolano (FEICA), em 2017, em que conquistou o 1º lugar na categoria Empresa.

No mesmo ano, na 69ª edição da Feira Internacio­nal de Ideias, Inovações e Novos Produtos (IENA), em Nuremberga, Alemanha, conquistou três medalhas, uma de prata e duas de honra, oferecidas por Taiwan e Portugal.

Foi várias vezes nomeado como chefe de comissões organizado­ras de eventos sobre inclusão da pessoa com deficiênci­a, nomeadamen­te, na 1ª edição da Feira da Inclusão, promovida pela Associação Nacional de Estudantes Universitá­rios com Deficiênci­a (ANEUD), em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em 2017, no 1º Encontro Motivacion­al sobre Inclusão Social (EMIS2019), promovido pelo Grupo de Motivação para Inclusão, com Miguel Matos, em parceria com a ANEUD, em 2019.

Como o trabalho do jovem Miguel André Matos assume a máxima relevância social, deixamos aqui os contactos para eventuais necessidad­es urgentes de pessoas com deficiênci­a: 946121170/990 121170 decentengl­ishschool@gmai l.com ou na página www.facebook.com/miguelmato­s.dece ntel.com

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola