Jornal de Angola

Malabo ameaça expulsar embaixador francês

- DR

O vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, ameaçou, sexta- f eira, expulsar o embaixador francês se Paris despedir os diplomatas equato-guineenses do edifício parisiense que alberga a sua Embaixada e confiscado pela Justiça num caso de ganhos ilícitos.

Segundo a AFP, numa mensagem na conta pessoal na rede social Twitter, Teodoro Nguema Obiang Mangue ameaçou que “se Paris despejar os nossos funcionári­os diplomátic­os do prédio da nossa Embaixada, daremos ao embaixador francês 24 horas para deixar o território da Guiné Equatorial”.

Conhecido como 'Teodorin' foi condenado, definitiva­mente, em Julho de 2021, a três anos de prisão suspensa, uma multa de 30 milhões de euros e ao confisco dos bens em França, por, alegadamen­te, ter constituíd­o fraudulent­amente um património de luxo numa parte do chamado caso de “ganhos ilícitos”.

Esta condenação confirmou nomeadamen­te o confisco de uma mansão privada de 3 mil metros quadrados na avenida Foch, em Paris, estimada em 107 milhões de euros, onde está localizada a Embaixada e habitação, entre outros bens apreendido­s porque a Justiça francesa os considerou adquiridos entre 1997 e 2012 graças a “desvio de fundos públicos” na Guiné Equatorial. O recurso foi rejeitado na quarta-feira pelo Tribunal de Apelação de Paris. Com esta decisão, de que não há recurso, a Guiné Equatorial está teoricamen­te obrigada a evacuar o edifício. A ameaça de Teodorin no Twitter não foi ainda confirmada por nenhuma comunicaçã­o oficial das autoridade­s desse país africano.

Nos últimos dois anos, 'Teodorin' tem sido a face da Guiné Equatorial nos planos nacional e internacio­nal e anuncia sistematic­amente decisões oficiais através das contas no Twitter, tanto a pessoal como a oficial.

 ?? ?? Vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Mangue
Vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Mangue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola