Jornal de Angola

As “batalhas” da primeira volta das legislativ­as a destacar

-

6ª circunscri­ção Calvados, Normandia

A Primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, lidera nas intenções de voto e deve passar à segunda volta no seu círculo eleitoral. Esta é a primeira eleição de sempre para a apoiante do Presidente Emmanuel Macron, e que desde há um mês está à frente do Governo. Em segundo lugar nas intenções de voto dos franceses do Norte está Noé Gauchard, candidato da Nupes.

11ª circunscri­ção Pas-de-calais, Hauts de France

Este é um dos bastiões da União Nacional e o círculo eleitoral de Marine Le Pen. A líder do partido de extrema direita pode mesmo ganhar à primeira volta, mas esta pode ser também a última eleição de Marine Le Pen, se daqui a cinco anos decidir abandonar a vida política, dando lugar a Jordan Bardella. O benjamim da União Nacional tem 26 anos, é eurodeputa­do e não é candidato nestas eleições legislativ­as.

Île de France

A região parisiense vale 97 assentos no Parlamento francês, quase um quinto da totalidade dos lugares, e prevêemse grandes disputas, especialme­nte entre a força política do Presidente (Ensemble!), que reúne o seu partido, o partido Horizontes, do antigo Primeiro- Ministro

Edouard Philippe, Agir e Modem, contra a Nupes de Jean-luc Mélenchon.

Esta área urbana densa com 12 milhões de pessoas tem tendência a votar mais ao centro e à esquerda, esperando-se muitos duelos para a segunda volta das eleições.

2ª circunscri­ção du Loir-et-cher, Centro

Este lugar é disputado por dois antigos fiéis d'os Republican­os (direita), que recentemen­te se viraram para a extremadir­eita. Guillaume Peltier, ex-vice-presidente da bancada parlamenta­r d'os Republican­os que acabou por apoiar Éric Zemmour nas presidenci­ais, concorre pelo Reconquist­a, tendo como adversário Roger Chudeau, antigo apoiante de François Fillon e agora da União Nacional.

4ª circunscri­ção do Loiret, Centro

Jean-michel Blanquer, o antigo ministro da Educação e figura importante do primeiro mandato de Emmanuel Macron, pode ter dificuldad­es em qualificar-se para a segunda volta na região centro de França. A semana finda, Blanquer foi vítima de um ataque (com chantilly) por parte de dois professore­s contestatá­rios das reformas levadas a cabo pelo antigo governante nos últimos cinco anos. Para além disso, Blanquer não tem qualquer ligação com este círculo eleitoral.

Occitânia

A presidente da região socialista, Carole Delga, apoia todos os dissidente­s socialista­s que se apresentam contra a Nupes. Há pelo menos 14 candidatos socialista­s nesta situação na Occitânia e quase 70 a nível nacional. Delga não poupou esforços na campanha contra a Nupes, percorrend­o mesmo a França para apoiar dissidente­s de outras regiões.

4ª circunscri­ção Bocas do Ródano, Provença-alpes-costa Azul

Esta é a antiga circunscri­ção de JeanLuc Mélenchon. O líder da extremaesq­uerda decidiu não se candidatar, dando a vez ao seu director de campanha das presidenci­ais, Manuel Bompard. Este círculo eleitoral abrange uma parte da cidade de Marselha, onde Jean-luc Mélenchon obteve 31,12 por cento dos votos na primeira volta das eleições presidenci­ais.

4ª circunscri­ção do Var, ProvençaAl­pes-costa Azul

Éric Zemmour joga nesta circunscri­ção o seu futuro político e o futuro político do partido que fundou, o Reconquist­a. Caso seja eleito, este será o primeiro mandato deste ex-jornalista convertido em líder da extrema-direita. Nas eleições presidenci­ais, Zemmour teve aqui um dos seus resultados mais expressivo­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola