Jornal de Angola

FAN cria condições para provas nacionais

- Job Franco

A Federação Angolana de Natação (FAN) iniciou, nesta semana, o processo de inscrições de clubes e de atletas, para a disputa dos Campeonato­s Nacionais de cadetes e absoluto, em ambos os sexos, na piscina do Complexo de Alvalade, em Luanda.

O Nacional de cadetes está marcado para os dias 25 e 26 deste mês, ao passo que o absoluto acontece na primeira semana de Julho, de acordo com o director desportivo da FAN, Artur Henriques.

O dirigente assegurou que a FAN já trabalha os aspectos organizati­vos, para reunir condições logísticas e técnicas, visando garantir um arranque com êxito dos campeonato­s. Em relação à prova dos dias 25 e 26, segundo o director, a FAN vai remeter aos associados os ficheiros de inscrição de atletas.

Por outro lado, fez saber que o processo é feito 15 dias antes do arranque do evento. “Para o Nacional de cadetes já temos condições de enviar os ficheiros informatiz­ados aos clubes, para formalizar­em as inscrições dos nadadores”, disse.

Segundo o director desportivo, os clubes devem preencher a ficha com o nome e as provas em que o nadador vai competir. “Só assim será possível elaborar as listas de competição, “Start list”, que irá fazer o emparceira­mento dos atletas nas provas em que estarão inscritos”, apelou.

No Nacional absoluto será aplicado o mesmo critério

de inscrição. Artur Henriques acrescenta que os atletas que obtiverem a melhor classifica­ção na prova de cadetes apuram-se automatica­mente para o absoluto.

“O nadador que terminar as duas provas com melhor pontuação pode ser pré-selecciona­do para integrar a Selecção Nacional, tendo em vista a disputa dos Jogos da SADC, em Dezembro”, revelou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola