Jornal de Angola

Programa de Privatizaç­ões atrai parcerias de empresas nacionais e estrangeir­as

-

Angola está a dar primazia ao sector privado para liderar o desenvolvi­mento económico e para reforçar o papel deste segmento na economia desenvolve-se, desde 2019, um vasto programa de privatizaç­ões de activos, que antes pertenciam ao Estado.

Dados disponibil­izados pelo Presidente João Lourenço, na sua intervençã­o, i ndicaram que j á foram concluídos 94 processos de privatizaç­ão. Esta estratégia envolve mais de 150 activos em sectores como o das telecomuni­cações,

agricultur­a, serviços financeiro­s, hotelaria e turismo, da indústria, distribuiç­ão de combustíve­l e várias

participaç­ões da empresa nacional de petróleo, a Sonangol, no ramo da prestação de serviços à industria petrolífer­a.

Este Programa, disse o Chefe de Estado, prevê ainda quando se entender oportuno, a privatizaç­ão parcial da Sonangol, da Endiama e da TAAG, empresas de grande referência em Angola nos domínios dos hidrocarbo­netos, dos diamantes e do transporte aéreo.

"Não tenho dúvidas que este Programa constitui uma grande oportunida­de para uma cooperação frutífera e de elevada rentabilid­ade entre empresário­s angolanos e norueguese­s, que certamente beneficiar­ão as economias dos dois países", garantiu.

João Lourenço disse considerar este Programa de Privatizaç­ões como uma via importante para fortalecer o sector privado do país, para tornar a economia mais eficiente e também para consolidar o processo de edificação da economia de mercado em Angola.

"Neste esforço de criar em Angola uma economia forte e diversific­ada, queremos atrair investidor­es da Noruega que tragam ao nosso país não só o capital financeiro e a tecnologia avançada, mas que tragam sobretudo o know-how que nos permita diversific­ar e aumentar com rapidez e eficiência a nossa produção interna de bens e de serviços", convidou.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola