Jornal de Angola

Psicólogo alerta para consequênc­ias graves

-

O psicólogo criminal Emanuel Capita considerou extremamen­te grave o comportame­nto do pai, acusado de engravidar a filha, tendo realçado que a vítima pode vir a sofrer de fricções psicológic­as e emocionais generaliza­das.

Para Emanuel Capita, quando um indivíduo chega ao ponto de violar a própria mãe ou filha, é normal afirmar que “a sociedade começa a cair em descrédito” e passa a existir o medo de se viver com pessoas da família.

A maneira como os crimes acontecem, disse, as pessoas podem começar a ver como algo enraizado na sociedade, o que é negativo. “Os pais são os guardiões da família. Mas, temos acompanhad­o uma inversão de valores em que os próprios progenitor­es é que agridem sexualment­e as filhas e filhos a maltratam as mães”.

O psicólogo criminal condenou os jovens, que pretendend­o, por via do imediatism­o, alcançar o sucesso profission­al, acabam por recorrer à feitiçaria.

Emanuel Capita defendeu, por isso, uma maior interacção entre psicólogos e os cidadãos para reduzir situações do género. “A menina violada pelo pai, que era a pessoa de quem podia receber protecção, pode passar a ter medo de homens e ficar com a mente transtorna­da”.

Quanto à jovem abusada sexualment­e pelo suposto quimbandei­ro, o especialis­ta aconselhou- a a submeter- se a uma terapia psicológic­a, de forma a não aumentar a frustração e acabar no alcoolismo ou em outras práticas erradas para esquecer o problema.

Emanuel Capital apelou para a necessidad­e de os jovens cultivarem hábitos positivos, recorrendo a esforços para ganharem a vida com dignidade e a evitarem pactos com quimbandei­ros para alcançarem o sucesso.

 ?? ?? Esperança diz estar grávida do pai
Esperança diz estar grávida do pai
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola