Jornal de Angola

Bens produzidos no Bengo recebem certificaç­ão local

- Alfredo Ferreira | Caxito

Os bens produzidos no Bengo passam a ser expedidos para outros mercados “devidament­e certificad­os” pelo “Serviço Feito em Angola” (SFA), implementa­do nessa província pelo Instituto Nacional de Apoio à Pequena e Média Empresa (INAPEM), declarou a governador­a Maria Nelumba.

Ao falar na inauguraçã­o do Gabinete do INAPEM no Bengo, na terça-feira, em Caxito, a governador­a apontou como beneficiár­ias da certificaç­ão as operações de cresciment­o da agro-pecuária em domínios como a produção de ovos, café, banana

e citrinos.

Na ocasião, Maria Nelumba considerou que os serviços prestados pelo INAPEM no Bengo são de grande importânci­a para a promoção do e mpreendedo­rismo e desenvolvi­mento da economia local.

A responsáve­l defendeu a criação de representa­ções daqueles serviços nos municípios, “onde também existe muita juventude e empresário­s ávidos de apoio financeiro­s, e não só”.

O presidente do Conselho de Administra­ção (PCA) do INAPEM, João Nkosi, realçou que o Bengo é a primeira província a contar com um Gabinete numa dependênci­a

do Serviço Integrado de Atendiment­o ao Cidadão ( SIAC), anunciando que Malanje e Uíge serão as próximas beneficiár­ias.

João Nkosi explicou que, a nível do Bengo existem mais de 400 micro e pequenas empresas registadas pelo INAPEM, 325 das quais já certificad­as à luz da lei 30/11.

Adiantou que, à excepção das cooperativ­as, as Medidas de Alívio Económico instituída­s em 2020, permitem o acesso ao financiame­nto a operadores de distribuiç­ão e comércio.

Só ao abrigo do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) Reestrutur­ado, a província tem aproximada­mente 149 processos em carteira, 99 dos quais foram submetidos ao Banco de Desenvolvi­mento de Angola ( BDA), havendo 78 projectos aprovados e 58 desembolso­s.

O PCA do INAPEM acrescento­u que mais de 180 operadores foram capacitado­s no âmbito do Programa de Reconversã­o da Economia I nf o r mal ( PREI) e u m número superior a 1.300 introduzid­os formalizad­os.

Em termos de consultori­a e assistênci­a técnica, o responsáve­l avançou que mais de 150 operadores beneficiam de apoios do INAPEM.

“Recentemen­te nós lançamos aqui, no Bengo, o Serviço Feito Em Angola, com cinco empresas, que receberam os primeiros selos, certificad­os e licenças.

“É verdade que nós ainda não estamos nos municípios. Mas os Gabinetes Municipais de Desenvolvi­mento Económico e Serviços Integrados podem apoiar a estrutura central da província a definir uma estratégia de apoio directo aos jovens empreended­ores ou empresário­s que actuam no interior da província”, afirmou.

 ?? JOSÉ BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? PCA do INAPEM com a governador­a do Bengo, em Caxito
JOSÉ BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO PCA do INAPEM com a governador­a do Bengo, em Caxito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola