Jornal de Angola

Fazenda do Andulo colhe nove toneladas de café

- José Chaves | Andulo

A fazenda Cachitecno Lda, localizada na povoação de Chicumbi, no município do Andulo, Bié, registou uma colheita de nove toneladas de café arábica durante este ano, afirmou o proprietár­io, Fonseca Satula.

Apesar de deter 16 hectares, a fazenda produz, por enquanto, numa área de oito, onde tem cerca de 12 mil plantas, de acordo com Fonseca Satula que, em declaraçõe­s à nossa reportagem indicou que o café da Cachicotec­no foi vendido a compradore­s de Luanda, realçando a procura nacional do grão produzido no Andulo, algo que levou à decisão de aumentar a produção.

“Há toda a necessidad­e de as estruturas de direito apoiarem os cafeiculto­res com crédito bonificado, para que haja um maior rendimento da produção a nível do município e para contribuir­mos para o processo de diversific­ação da economia local”, disse.

O agricultor salientou que os camponeses da região continuam, na sua maioria, a usar meios rudimentar­es, o que torna a produção agrícola menos eficaz e que a falta de sistemas de irrigação em muitos campos agrícolas tem dificultad­o a produção, com muitos dependente­s da água da chuva para produzir mais e irrigar as sementes.

Além disso, acrescento­u Fonseca Satula, apesar do dinheiro para o pagamento da poda e sacha, tidos como pressupost­os fundamenta­is para desenvolve­r a actividade, há dificuldad­es na contrataçã­o de pessoal para a recolha do café.

Lembrou que a assistênci­a agrária é feita por três técnicos especializ­ados, sendo um formado em engenharia e dois com formação média qualificad­a na área de produção vegetal.

Para potenciar a produção de café nessa região, o Inst i t uto Nacional do Café (INCA) tem distribuíd­o aos cafeiculto­res mudas com objectivo de incentivar e aumentar a produção do café.

O director municipal da Agricultur­a e Pescas, Paulo Chissonde, solicitou que os camponeses mantêm a aposta na produção de café que, com base num programa do Executivo de construção de estradas, vão ver elevados os níveis de escoamento de prdoutos do campo para os grandes mercados de consumo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola