Jornal de Angola

Produção superior a 500 toneladas de cereais é esperada no Cuvango

Previsão das autoridade­s municipais é favorecida pelas ajudas públicas para preparação do ano agrícola entregues a quatro dezenas de associaçõe­s de camponeses

- Arão Martins | Cuvango

A colheita de cereais esperada no Cuvango (315 quilómetro­s a Leste do Luabngo), na Campanha Agrícola 2022/2023, é de 533 toneladas, mercê da ajuda institucio­nal concedida, até ontem, a 46 associaçõe­s de camponeses.

O director municipal da Agricultur­a, Pescas e Pecuária do Cuvango, José Borges, que prestou a informação ao Jornaldean­gola, disse que, além das associaçõe­s, o apoio abarcou seis cooperativ­as de camponeses de ex-militares da comuna sede ( Cuvango), Galangue, Vicungo e Quilómetro 50.

José Borges adiantou que os beneficiár­ios receberam sementes de milho, massango, massambala, feijão e fertilizan­tes como adubo 12/24/12, ureia, além de mudas de citrinos e mais de cinco mil pintos para o fomento e produção avícola.

Em a Direcção Municipal tem mais de 20 toneladas de milho, quatro de massango, a mesma quantidade de sementes de massambala e seis toneladas de feijão, em ajudas que devem ser entregues a outras famílias camponesas do município.

O responsáve­l explicou que, para a Campanha Agrícola 2022/2023, o município do Cuvango planificou cultivar mais de 33.060 hectares, com a participaç­ão de 1.796 famílias.

O director municipal da Agricultur­a, Pescas e Pecuária do Cuvango sublinhou que o município tem, ainda, preparados mais de 80 hectares, lavrados de forma mecanizada.

O programa de distribuiç­ão de insumos agrícolas prevê atender mais agricultor­es e associaçõe­s de camponeses, de modo a aumentar as áreas de produção e a garantir a auto-suficiênci­a alimentar no seio das comunidade­s e não só.

“Temos associaçõe­s de camponeses constituíd­os, maioritari­amente, por jovens e agricultor­es e ex-militares, que são beneficiár­ios de motobombas, para poderem fazer o aproveitam­ento das baixas dos rios”, disse

Aposta no regadio

As autoridade­s do município do Cuvango estão a apostar no aproveitam­ento do potencial hídrico dos rios Cuvango e Cutato para e l e va r a p r o d u ç ã o d e cerais e hortícolas, de acordo com o director municipal da Agricultur­a, Pesca e Pecuária.

José Borges disse à nossa reportagem que, para a concretiza­ção de tal projecto, a Administra­ção Municipal do Cuvango adquiriu mais de 10 motobombas, distribuin­do-as entre jovens produtores filiados a associaçõe­s e cooperativ­as.

A fonte reconheceu o potencial dos recursos hídricos do Cuvango, que possui rios com cursos permanente­s e outros intermiten­tes, ao que se associa um clima que pode propiciar a produção de todo tipo de culturas ao longo do ano.

O Cuvango, considerou, pode figurar entre os celeir o s d a s p r oví n c i a s d o Huambo, Bié, Cunene e Cuando Cubango, com empresário­s de diferentes províncias a serem atraídos para o município pelas condições climatéric­as.

O responsáve­l referiu o “grande” contributo que as fazendas Mumba e Agrikuvang­o estão a prestar à produção alimentar e á criação de postos de trabalho.

“Além da produção do a r r oz, o município do Cuvango pretende resgatar o seu contributo na produção de cerais da Huíla, por via da capitaliza­ção de todo potencial hídrico, constituíd­o por vários rios, uns de curso permanente e outros intermiten­tes, aliado ao clima propicio para todo tipo de culturas ao longo do ano”, disse.

O administra­dor municipal do Cuvango, Luís Ndala, defendeu o envolvimen­to dos munícipes nos programas de desenvolvi­mento agrícola, para fomentar a formação de excedentes de alimentos para o consumo.

 ?? DR ?? Representa­ntes do Estado preparam boa colheita com a distribuiç­ão de insumos entre produtores
DR Representa­ntes do Estado preparam boa colheita com a distribuiç­ão de insumos entre produtores
 ?? ?? Parte da terra foi lavrada de forma mecanizada
Parte da terra foi lavrada de forma mecanizada
 ?? ?? Gado de tracção é usado na preparação de terra
Gado de tracção é usado na preparação de terra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola