Jornal de Angola

Exposição Largo das Heroínas realça o poder feminino

- Katiana Silva

Foi abertaonte­m, às 18h, na Galeria do Banco Económico, a exposição Largo das Heroínas, que reuniu as artistas Isabel Landama, Sarhai e Filomena Mairosse. A exposição resulta dos trabalhos desenvolvi­dos durante uma residência artística de um mês, promovida pela produtora Movart e conduzida pela artista Ana Silva. Porém, os visitantes poderão também contemplar os trabalhos de mais três artistas convidadas a fazer parte da exposição, respectiva­mente as angolanas Marisa Kingica e Fran dos Santos, e a colombiana Astrid Gonzáles.

No momento da abertura da exposição, a artista Isabel Landama referiu que a residência Nginga serviu para dar mais força à imagem desta rainha, mostrando a importânci­a de estar dentro da condição de outras mulheres, enquanto figura feminina. E foi assim que Isabel Landama, a partir do meu rosto, consegui fazer nascer o rosto de Nginga Mbande, uma obra que pode ser apreciada entre as muitas expostas.

“Nessa obra falo sobre a Nginga Mbande e tem por título “Determinaç­ão”. E a outra obra falo sobre a reunião de mulheres, desfazendo mitos que ainda imperam na nossa sociedade, como a acusação popular de que as mulheres não se entendem entre si. Acho que isso começa a ser algo do passado, porque as mulheres vão caminhando cada vez mais por um passo de união, por um mundo melhor”, observou.

Ainda sobre a força da mulher em diferentes áreas da vida social, a artista também enriquece a exposição com uma obra onde invoca as zungueiras, procurando expressar a alegria delas apesar das adversidad­es.

Segundo o curador, Rómulo Rosa, Largo das Heroínas traz a representa­ção simbólica de mulheres que todos os dias lutam para alcançar alguma coisa, e essa exposição, que congrega várias mulheres, vem também reclamar a participaç­ão das mulheres na construção da nossa soberania.

“Sarhai, Isabel Landama e Filomena Mairosse trazem conceitos e facetas de historicid­ades por elas construída­s dentro das mais variadas temáticas. Desde questionam­entos sobre território e género, a intrínseca relação entre o legado, as pegadas e a reflexão sobre o impacto na análise dos registos destes, a identifica­ção dos invisíveis sociais e o realce da importânci­a da humanidade em assuntos t ratados sem o devido esmero, como a personific­ação e incorporaç­ão da áurea de Nginga Mbande numa ligação subliminar à confrontaç­ão diária para o emergir da mulher em relação ao homem, enquanto titular natural dos mesmos direitos e deveres”, acresce o curador no texto de apresentaç­ão.

A espanhola Janire Bilbao está à frente da Movart. Segundo sustenta, o projecto começa em 2015, virado mais para a pop arte, fazendo exposições em diferentes prédios da cidade de Luanda, com iniciativa­s ainda experiment­ais, mais propriamen­te envolvido no campo da consultori­a de arte. Posteriorm­ente inauguram a Galeria do Banco Económico, trabalhand­o com artistas como Daniela Ribeiro, Januário Jano e outros que se seguiram. Conseguira­m, em 2017, um espaço na Marginal de Luanda, que serviu como galeria, onde funciona até hoje. Alguns artistas conseguira­m fazer exposições marcantes, como foi o caso de Toy Boy.

Janire Bilbao pontua que a residência teve apenas a participaç­ão de mulheres artistas do espaço PALOP, por via de um apoio da Aliança Francesa, através do Fundo Diversidad­e.

“Essa é a primeira residência, e a razão de ter sido apresentad­a cá na Galeria do Banco Económico é muito especial, porque nos remete sempre ao início da nossa trajectóri­a. E nesta exposição estendemos o convite a mais três artistas, das quais duas angolanas e uma colombiana”, frisa.

Por outro lado, resume que o intercâmbi­o entre as artistas foi interessan­te, tanto que já avança para breve nova residência, desta vez com apoio do Goethe Institut.

Exposição de artes plásticas traz a representa­ção simbólica de diversas mulheres que lutam todos os dias

 ?? ?? Curador Rómulo Rosa
Curador Rómulo Rosa
 ?? ??
 ?? ?? Produtora Janire Bilbao
Produtora Janire Bilbao
 ?? ?? Artista Isabel Landama
Artista Isabel Landama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola