Jornal de Angola

1º de Agosto conquista Torneio Independên­cia

- Juscelino da Silva RAFAEL TATI|EDIÇÕES NOVEMBRO

A equipa sénior feminina de basquetebo­l do 1 º de Agosto conquistou, ontem, no pavilhão Victorino Cunha, a primeira edição do torneio Dipanda, ao vencer na final o arqui-rival, Interclube, por 85-65.

A segunda f oi de vez. Depois de perder na segunda jornada da prova diante das "polícias", as "militares", às ordens do técnico angolano Walter Costa, entraram mal na partida, permitindo que o Interclube saísse a vencer o primeiro quarto, por 23-30.

No segundo quarto a turma do Rio Seco assumiu outra postura, correu atrás do resultado e encostou o Interclube às cordas, desempenho que permitiu reduzir a desvantage­m para 40-35, resultado que as duas formações levaram para o intervalo.

No reatamento, os contendore­s voltaram dos balneários dispostos a saírem vitoriosos da contenda. Walter Costa efectuava várias mexidas na equipa para anular as principais unidades do adversário. As extremos Ana Gonçalves e Rosa Gala assumiram as rédeas do jogo, com os seus lançamento­s de longa distância a surtirem efeito.

O 1ºde Agosto pisou no acelerador e chegou a uma vantagem de vinte e dois pontos, ante um Interclube que não encontrava soluções para travar a "hemorragia ofensiva" militar. As vice-campeãs nacionais venceram o terceiro quarto, e o resultado ficou fixado em 63-51.Estava dado o aviso às comandadas do espanhol Julián Martínez.

No quarto e último período, quando todos esperavam por uma reviravolt­a da turma do Rocha Pinto, a extremo-poste Avelina Peso e a poste Cristina Matiquite decidiram juntarse às extremos Rosa Gala e Ana Gonçalves, para colocarem de sentido as "polícias", com uma defesa compacta e rapidez nas t ransições defesa/ataque.

Julián Martínez, treinador que rendeu o angolano Carlos Dinis, tudo fez para contrariar a ascensão do adversário, mas as suas pupilas cometiam muitos erros, quer na finalizaçã­o quer na defesa, permitindo que o adversário jogasse ao seu bel-prazer.

A faltarem oito minutos para o final, o timoneiro do Interclube atirou a toalha ao tapete, deixando o 1 º de Agosto passear toda a classe na quadra. O 1ºde Agosto fixou o resultado em 85-65, e conquistou a primeira edi

ção do torneio alusivo ao 47º aniversári­o da Independên­cia Nacional.

Rosa Gala, do 1ºde Agosto, com 24 pontos, foi a cestinha da partida. Do lado contrário a base Cássia António com 18. O 1ºde Agosto Academia ocupou a terceira posição, ao derrotar a formação do Formiguinh­as do Cazenga, por 81-60.

Disputaram a prova quatro equipas, nomeadamen­te, 1º de Agosto, Interclube, 1° de Agosto Academia, e Formiguinh­as do Cazenga.

 ?? ?? Equipa do Rio Seco derrota arqui-rivais e arrebata troféu
Equipa do Rio Seco derrota arqui-rivais e arrebata troféu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola