Jornal de Angola

Palancas Negras derrotam Zebras no primeiro amistoso

Selecção Nacional de Honras realiza hoje treino de recuperaçã­o e a preparação para o jogo de domingo contra os Bafana Bafana

- António Cristóvão|

Os Palancas Negras venceram, ontem, com imensas dificuldad­es, as Zebras do Botswana, por 1-0, no Estádio Volkswagen Dobsonvill­e, no Soweto, subúrbio da cidade sul-africana de Joanesburg­o, no âmbito da Data FIFA Extra, igualmente, para as selecções que falharam a qualificaç­ão para a fase final do Campeonato do Mundo, no Qatar.

O avançado Mabululu, do Al-ittihad Alexandria Club do Egipto, marcou, aos 41 minutos, o golo solitário da Selecção Nacional de Honras de futebol, na conclusão de cruzamento milimétric­o de Gilberto Vieira (Petro de Luanda).

O dianteiro do clube egípcio antecipou-se aos defensores tswaneses e colocou a bola no interior da baliza do guarda-redes, Goitseone Phoko.

Durante o jogo, os Palancas Negras conseguira­m ultrapassa­r as dificuldad­es criadas pelas Zebras, que também ambicionav­am o triunfo, apesar do carácter

amistoso do desafio.

Como já tem sido habitual, durante o jogo os angolanos criaram várias oportunida­des de golo, mas voltaram a evidenciar falta de eficácia dos avançados.

Palancas Negras e Zebras disputaram o primeiro amistoso em 1984, com o triunfo dos angolanos, por 3-1, na cidade de Gaberone, no quadro das festividad­es do 18º aniversári­o da Independên­cia do Botswana (20 de Setembro de 1966).

Com este triunfo, a Selecção Nacional desforrou-se da derrota no dia 10 de Julho, com o Botswana, por 0-1, no Estádio King Zwelithini, em Umlazi, subúrbio de Durban, África do Sul, referente à terceira jornada do Grupo A da Taça COSAFA.

Nesta partida, o técnico Pedro Gonçalves iniciou com um onze constituíd­o por Neblu na baliza, os defesas Hossi, Buatu Jonathan, Gaspar Kialonda e Paizo. Na linha intermédia jogaram Herenilson, Megue, Victoriano Lucoquessa e Gilberto e no ataque Vá e Mabululu.

Na etapa complement­ar, o selecciona­dor nacional “operou” algumas substituiç­ões que conseguira­m segurar a magra vantagem no marcador.

As Zebras, por sua vez, não viraram a cara à luta e, também desperdiça­ram algumas oportunida­des para violar a baliza à guarda de Neblu.

Nos últimos anos, estas selecções quando se defrontam proporcion­am jogos equilibrad­os.

Neste domingo, às 17h00, os Palancas Negras jogam com os Bafana Bafana da África do Sul, no Estádio Mbombela, na cidade de Nelspruit, para a conclusão dos amistosos da Data FIFA Extra.

Antes da partida com os sul-africanos, hoje, Pedro Gonçalves recupera o grupo para a manutenção da condição física.

Os j ogadores, com menos minutos no desafio com os tswaneses, vão treinar para melhorar a capacidade de concentraç­ão e eficácia dos ataques no embate de domingo.

 ?? DR ?? Triunfo motiva pupilos de Perdro Gonçalves para o desafio contra a África do Sul no domingo
DR Triunfo motiva pupilos de Perdro Gonçalves para o desafio contra a África do Sul no domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola