Jornal de Angola

Ilha do Príncipe está isolada de São Tomé

-

O Governo são-tomense suspendeu a viagem marítima de passageiro­s entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe, por falta de segurança do navio, enquanto a ligação aérea está suspensa há mais de uma s emana para a manutenção da aeronave.

O Primeiro- Ministro são-tomense, Patrice Trovoada, explicou, ontem, as razões da decisão, tomada na quarta- feira, durante uma reunião do Conselho de Ministros.

“O Príncipe tem problemas e a questão do navio é uma questão de responsabi­lidade. Os marinheiro­s, os serviços disseram que podiam ir, mas o podiam quando se trata de vidas humanas nós temos que ter a certeza de que as condições de segurança estão reunidas, por isso nós dissemos que os combustíve­is poderão ir, mas não as pessoas”, disse Patrice Trovoada, durante uma visita aos Serviços dos Registos e Notariado de São Tomé.

Ao tomar a decisão, na quarta-feira, o Conselho de Ministros referiu, através de um comunicado, que “o Governo são- tomense, preocupado primeirame­nte com as vidas humanas, orientou o ministro da Defesa a interditar a viagem de passageiro­s, enquanto não forem criadas as condições mínimas de segurança para os mesmos”.

O primeiro-ministro sublinhou, ontem, que "há muitos comerciant­es" que ficarão em São Tomé com mercadoria­s, por isso deu instruções para a aquisição destas mercadoria­s para que os comerciant­es não tenham prejuízos financeiro­s, ao mesmo tempo que encontrará soluções para os doentes.

“É um incómodo, mas encontrare­mos também maneira de aliviar esta demora aqui”, assegurou Patrice Trovoada, citado pela Lusa.

A ligação marítima entre as ilhas de São Tomé e Príncipe dura cerca de oito horas, num percurso onde já se registaram cerca de três naufrágios, causando a morte de dezenas de pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola