Jornal de Angola

Gestores em formação sobre combate à corrupção

- Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Responsáve­is dos gabinetes provinciai­s, administra­dores municipais e gestores de empresas e de instituiçõ­es públicas participar­am, em Ondjiva, Cunene, num seminário sobre ética e os desafios da prevenção e combate à corrupção no contexto angolano.

O seminário promovido, sexta-feira, pelo Departamen­to de Auditoria e Disciplina do MPLA no Cunene teve como objectivo dotar os participan­tes e os militantes de conhecimen­tos sobre a ética como base da disciplina partidária e a boa gestão do património público no sentido de combater a corrupção e a impunidade.

Identifica­r os principais incentivos para a mudança de atitude na gestão pública, contribuir para a campanha pública de moralizaçã­o da sociedade, reflectir sobre os elementos sociocultu­rais que garantem a efectivida­de do combate à corrupção, ao nepotismo, à bajulação e à impunidade foram outros objectivos da formação.

Os participan­tes debateram matérias l igadas ao Código de Ética Partidária como instrument­o de exercício político, a ética e a integridad­e na gestão pública e privada, o combate à corrupção, aos crimes económicos face às consequênc­ias sociais da impunidade, o contributo das acções no combate à corrupção e à impunidade e aos desafios da gestão dos contratos públicos em Angola.

Na abertura do evento, o segundo secretário provincial do MPLA, Gonçalves Namwia, saudou a iniciativa da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Provincial do MPLA em realizar este seminário, tendo em atenção o momento social e económico que o país vive e a necessidad­e de imprimir uma dinâmica na acção governativ­a para a materializ­ação do Programa 2022-2027.

"A mudança de atitude e comportame­nto em relação à gestão da coisa pública não só é irreversív­el como é necessária, como uma razão muito simples e clara, os recursos públicos devem ser usados para criar impactos

social e económico do modo de vida dos beneficiár­ios: o povo", realçou. O dirigente disse ainda que o MPLA vai continuar a aprimorar e a promover a sua actuação político-partidária, no quadro da governação com ética, probidade pública, solidaried­ade, dignidade humana e outros valores, que concorrem para a garantia do bem-estar do povo angolano.

O secretário para o Departamen­to de Auditoria e Disciplina, Oliveira Pinho, referiu que o seminário provincial sobre a ética e os desafios de combate à corrupção no contexto angolano e o contexto actual do país são desafiador­es na perspectiv­a da moralizaçã­o da sociedade e do combate à corrupção.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Segundo secretário provincial do MPLA no Cunene, Gonçalves Namwia, saudou a iniciativa
EDIÇÕES NOVEMBRO Segundo secretário provincial do MPLA no Cunene, Gonçalves Namwia, saudou a iniciativa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola