Jornal de Angola

Hospital Geral já efectua exames de próstata

- Armando Sapalo | Dundo

Os serviços de Urologia do Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, a maior unidade sanitária da Lunda-norte, localizada na Urbanizaçã­o do Mussungue, assistiu, desde a abertura em Agosto, mais de 80 pacientes.

Eddy Labrada, médico especialis­ta em Urologia, avançou que, dos mais de 80 pacientes examinados, pelo menos cinco são suspeitos de terem cancro da próstata, por isso, foram encaminhad­os a Luanda.

O especialis­ta de nacionalid­ade cubana, que falava à margem do Seminário sobre o Cancro da Próstata, organizado pela direcção do Hospital Geral David Bernardino, realçou que os cinco pacientes com suspeição da patologia foram indicados a prosseguir o tratamento, em Luanda, por ser a província onde existe uma unidade pública de referência.

Apesar desse detalhe, Eddy Labrada salientou ser a primeira vez que uma unidade sanitária da Lunda-norte faz acompanham­ento, incluindo exames de casos relacionad­os com doenças urológicas.

“Todas as doenças que têm a ver com bexigas e outras áreas do órgão genital masculino têm recebido assistênci­a médica”, afirmou, para realçar que as consultas nos serviços de Urologia, no Hospital Geral da Lunda-norte, são assegurada­s por dois especialis­tas da área.

Além de homens, com mais de 40 anos, maioria da população assistida nos serviços de Urologia, a unidade atende, também, idosos e crianças com má formação dos testículos.

O médico explicou que, localmente, a avaliação tem sido processada mediante o toque retal, ecografia e um exame específico prostático de sangue.

A par dos aparelhos modernos para o diagnóstic­o, uma das questões importante­s apontadas por Eddy Labrada é a presença de um especialis­ta em Anatomia Patológica, por ser o técnico que faz a leitura dos exames efectuados por biopsia.

O médico considerou que a fase do tratamento é a parte mais complexa, tendo em conta que exige equipament­os para a Radioterap­ia e Quimiotera­pia.

“A melhor via para o diagnóstic­o do cancro da próstata é a do toque retal, mas, por causa do preconceit­o e falta de informação, muitos pacientes correm o risco de chegar ao consultóri­o em estado avançado da doença e com poucas possibilid­ades de cura”, disse Eddy Labrada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola