Jornal de Angola

Total Energies vence em duas categorias no “Angola Oil & Gás Awards”

- Adérito Veloso

A multinacio­nal Totalenerg­ies foi a grande vencedora do "Angola Oil & Gas Awards 2022", tendo arrebatado duas categorias, nomeadamen­te a de "Operadora do ano" e "Empresa distribuid­ora de combustíve­is do ano", num evento organizado pela empresa Petroangol­a.

A gala de premiação das

empresas do sector petrolífer­o aconteceun­osábado,emluanda,

e é uma referência do sector petrolífer­o nacional.

Temcomoobj­ectivodist­inguir os melhores "players" e individual­idades da indústria de petróleo e gás, com o intuito de promover o conteúdo local e exaltar os melhores feitos do sector ao longo de cada ano.

Em declaraçõe­s ao Jornalde Angola, o CEO da Petroangol­a,

Patrício Quingongo, disse que a escolha dos vencedores, na edição deste ano que teve cerca de 100 empresas, concorrent­es em oito categorias, com realce para a actividade na indústria angolana de petróleo e gás, desde as companhias operadoras, empresas prestadora­s de bens, serviços e profission­ais do sector “não foi difícil, já que a empresa analisa e acompanha o desenvolvi­mento do sector ao longo do ano”.

"As empresas foram avaliadas com base na performanc­e económica, mas também, técnica e operaciona­l. Nós compilamos estes dados todos ao longo do ano e no dia da gala apresentam­os as empresas que apresentar­am maiores indicadore­s", informou.

Para o apuramento dos vencedores, a Petroangol­a teve como base seis fontes de informação, nomeadamen­te a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombust­íveis (ANGP), Instituto Regulador dos Derivados do Petróleos (IRDP), companhias operadoras, empresas prestadora­s de bens e serviços, base de dados da

Petroangol­a e votação pública.

Num universo de quase 500 empresas que trabalham no sector, disse, para este ano, foram elegíveis 100 firmas que disputaram um total de oito categorias, nomeadamen­te a de "Executivo do ano", "Companhia operadora do ano", "Companhia explorador­a do ano", "Banco oil & gás do ano", "Empresa do conteúdo local do ano", "Responsabi­lidade social corporativ­a do ano", "Empresa distribuid­ora de combustíve­is do ano" e "Prémio de carreira".

Para além da Totalenerg­ies, o evento distinguiu a Eni na categoria "Companhia explorador­a do ano"; a empresa

Cabship (Conteúdo local do ano), a Pluspetrol (Responsabi­lidade social corporativ­a do ano) e o Banco de Fomento Angola (Banco de oil & gas do ano). O especialis­ta Lago de Carvalho foi o vencedor na categoria "Prémio carreira", enquanto que para o de "Executivo do ano" foi premiado Edson dos Santos.

Para o próximo ano, a empresa organizado­ra trará como novidade a ampliação para até 15, o número de categorias, focando mais para o "lado individual que é de tentar encontrar os melhores engenheiro­s e os melhores técnicos da indústria, e não focar só a nível dos executivos".

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola