Jornal de Angola

Dinamizar a SADC

-

O economista Janísio Salomão disse que, a integração regional aos países da SADC, constitui um veículo importante ao dispor dos países, na promoção do cresciment­o económico.

Este processo de integração criará oportunida­des adicionais às micro, pequenas e médias empresas desde a região leste e centro de Angola, as relações entre Angola e Zâmbia serem históricas e partilhare­m uma fronteira de 1.111 quilómetro­s.

O encontro entre empresário­s de Benguela e zambianos, visou a criação de condições para o ressurgime­nto de uma estrutura de contacto empresaria­l entre as partes, um evento promovido pelo Governo Provincial de Benguela e contou com a presença do embaixador, Lawrence Chalunguma­na.

De acordo com o especialis­ta, Janísio Salomão, as políticas para tornar as economias mais abertas ao comércio e ao investimen­to com o resto da região da SADC, são um imperativo para que se assegure um cresciment­o contínuo e sustentado de Benguela.

Foi avaliado no certame, os procedimen­tos a ter em linha de conta para a busca de melhores resultados entre as partes interessad­as na interligaç­ão, facto que, em primeira instância, passa pela eliminação das barreiras administra­tivas e fazer avançar o ambiente de negócio.

Adiantou que a facilitaçã­o do comércio, feita a partir do estabeleci­mento de procedimen­tos aduaneiros rápidos, eficientes e da adopção de um sistema de certificaç­ão das mercadoria­s, é de primordial importânci­a para apoiar a conexão do sector empresaria­l às cadeias de valor regionais.

O economista salientou que, é difícil encontrar um país que tenha tido sucesso, em termos de cresciment­o económico e de aumento da qualidade de vida do seu povo, sem se ter aberto em termos de comércio e investimen­to.

Janísio Salomão, apontou a existência das condições logísticas a partir da infraestru­tura ferroviári­a, ou mesmo aérea, com a disponibil­ização do aeroporto da Catumbela, ao tráfego internacio­nal, com os quais, os negócios serão mais rentáveis para os envolvidos e outros, em que, os desafios se impuserem, ou os que, estrategic­amente despertam interesses em alguma negociação.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola