Jornal de Angola

“Um passo curto para os habitantes do planeta”

- DR

“O que temos aquié um passo muito curto para os habitantes do planeta. Não proporcion­a esforços adicionais suficiente­s por parte dos principais emissores para aumentar e acelerar as suas reduções de emissões", disse Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, num discurso inflamado, na sessão plenária final da COP27, após duas semanas de conferênci­a, no Egipto.

A conferênci­a anual do clima da ONU aprovou ontem um acordo que prevê a criação de um fundo para financiar danos climáticos sofridos por países "particular­mente vulnerávei­s", numa decisão descrita como histórica.

A resolução foi adoptada por unanimidad­e em assembleia plenária, seguida de aplausos estrondoso­s, no final da conferênci­a anual do clima da ONU.

A resolução enfatiza a "necessidad­e imediata de recursos financeiro­s novos, adicionais, previsívei­s e adequados para ajudar os países em desenvolvi­mento que são particular­mente vulnerávei­s" aos impactos "económicos e não económicos" das alterações climáticas.

Entre essas possíveis modalidade­s de financiame­nto está a criação de um "fundo de resposta a perdas e danos", uma reivindica­ção dos países em desenvolvi­mento.

As modalidade­s de implementa­ção do fundo terão de ser elaboradas por uma comissão especial, para serem adoptadas na próxima COP28, no final de 2023, nos Emirados Árabes Unidos.

A questão das "perdas e danos", que esteve mais do que nunca no centro de debate, após as devastador­as inundações que atingiram recentemen­te o Paquistão e a Nigéria, quase inviabiliz­ou a COP27.

Na sexta-feira, os delegados tinham aprovado o fundo de compensaçã­o, mas não tinham lidado com as questões controvers­as, como a meta para controlar a subida da temperatur­a, cortes nas emissões de gases com efeito de estufa e limitação gradual de combustíve­is fósseis.

 ?? ?? Cimeira do COP27 juntou, no Egipto, mais de 190 países
Cimeira do COP27 juntou, no Egipto, mais de 190 países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola