Jornal de Angola

Crianças exortadas a manter contacto com todo tipo de livros

- Mário Cohen

A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Alcina Lopes Kindanda, exortou, sábado, no Centro de Formação de Jornalista­s ( CEFOJOR), em Luanda, as crianças a criarem hábitos de leitura não só de livros infanto-juvenil, mas também de jornais, revistas e outras literatura­s para aumentar os seus conhecimen­tos.

Ao discursar no acto de encerramen­to da II edição da Feira de Literatura Infantil e Entretenim­ento, uma iniciativa do Governo, Alcina Lopes Kindanda disse que a feira foi realizada alusivo à Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada a 20 de Novembro de 1989.

A governante revelou que as próximas edições da feira serão realizadas a nível nacional, aproveitan­do a ocasião para desejar aos mais pequenos um feliz dia da Convenção Sobre os Direitos da Criança.

Anicete da Silveira, expositor e mentor do projecto

Literatura ao Domicílio, disse que a iniciativa tem como objectivo incentivar o hábito pela leitura, não só nas criança, mais a toda a sociedade.

Explicou que o projecto L e i t u r a a o Domicí l i o empresta os seus manuais para um período de 30 dias, “levando até ao encontro do cidadão sem nenhum custo adicional”.

A pretensão do projecto, disse, é fazer com que as pessoas que não tenham poder de comprar uma obra literária, lenham sem se preocupare­m em comprar o livro do seu interesse.

Segundo expositor, a ideia do projecto é pensar nos angolanos de forma que todos enriquecem o seu intelecto para o desenvolvi­mento do país, buscando conhecimen­to para a construção de uma nação sã.

O projecto existe há dois anos e o seu mentor está a transforma­r a sua residência, no Bairro Estalagem, município de Viana, no Quilómet ro 12, numa biblioteca comunitári­a.

Durante os três dias de feira estiveram expostos, no CEFOJOR, várias obras dedicada a crianças e adultos de autores nacionais e estrangeir­o. Dos infantis destacam-se “Os Animais de Duas Gibas”, de Maria Eugénia Neto, “Agostinho Neto à Victória é Certa”, ilustraçõe­s de Osvaldo Medina, “A Lenda do Ovo e da Galinha”, de John Bella, “O Regresso do Cambongue”, de Kanguimbu Ananaz, “A Borboleta Violinista”, de David Capelengue­la, “A Ave do Senhor Dikaze Amacaca e outros Contos”, de José Benzora, “Escola que Kuia Bwé”, de Áurio Quicunga, e o “Reino do Cão”, de Ernesto Macuando.

Na feira, também, foram expostos os livros “O Regresso do Sapo à Sanzala”, de Kudijimbe, “O Pai Que Não Educou Seu Filho”, Eduardo Panzo, “Era Uma Vez a Terra do Tomate”, Valdemar Sakuesa, “Vissolela”, de Basílio Chindombe, “O Reino Kiazanga”, de N’sálu Jonata, e “Julito e o Amor de Mãe”, de Elsa Barber Dias dos Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola