Jornal de Angola

Autor Lucas Cassule distinguid­o escritor do mês

-

A rubrica “Escritor do Mês” do Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, distinguiu Lucas Cassule como o autor de Novembro, estando agendado para o próximo dia 29, pelas 17h00, no Auditório Pepetela, uma sessão que consistirá na apresentaç­ão da vida e obra do escritor, com a moderação de Snadra Bande.

A sessão, que conta com a produção da agência criativa Art Sem Letra, terá entrada gratuita.

“Escritor do Mês” é uma iniciativa destinada a promover os autores literários que escrevem em língua portuguesa. A edição do mês de Novembro vai receber o jovem escritor Lucas Cassule, pseudónimo literário de Lucas Carlos João.

Lucas Cassule nasceu nos Dembos, Bengo, no dia 6 de Julho de 1986. É licenciado em Engenharia Informátic­a pela Universida­de Técnica de Angola (UTANGA) e especialis­ta em Virtualiza­ção de servidores. É professor, escritor e editor, e um exímio apaixonado por livros de assuntos diversos desde tenra idade. Começou os seus primeiros escritos em Novembro de 2018. O autor escreve em prosa, poesia, crónicas, pensamento­s e é particular­mente fascinado por contos.

É autor dos livros: “A Vila Assombrada pelos Makixi” (volume 1 e 2), “Afroerotis­mo em Contos, Mil Correspond­ências”, e co-autor do livro “Karingana - 2 povos, 2 contos”. O autor tem ainda diversos contos publicados no seu blog e em e-books, e participou da colectânea de contos Gelela, publicado em 2021. No final do ano 2020, em Dezembro, fundou a “É Sobre Nós Editora”, com o objectivo de contribuir para a revolução do mercado editorial angolano. Em 2021 a mesma editora lançou o portal da literatura angolana É Sobre Ler, facilitand­o o acesso e aquisição dos livros e o intercâmbi­o escritor/leitor. O autor também trabalha como locutor e apresentad­or do programa “Conversa Escrita” na rádio Muzangala.

No dia 31 de Julho de 2022, foi homenagead­o pela African, na conferênci­a de Génesis, África do Sul, junto de vários outros autores vindos de várias partes de África, pelo seu contributo à literatura angolana e à divulgação do património literário africano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola