Jornal de Angola

Reumatismo na terceira idade

-

O termo reumatismo tem sido popularmen­te utilizado para as doenças articulare­s, periarticu­lares e musculares que causam dor e afectam a função do aparelho locomotor.

Na realidade, a falta de um diagnóstic­o preciso destas patologias tem gerado dúvidas na abordagem terapêutic­a e orientação dos pacientes.

A clássica artrite reumatóide afecta apenas 1 por cento da população, com maior incidência em mu

lheres e os sintomas surgem, geralmente, entre os vinte e os cinquenta anos.

É uma doença autoimune em que as articulaçõ­es, geralmente, das mãos e dos pés tornamse inflamadas de modo simétrico, com surgimento de inchaço, dor e f requenteme­nte com destruição progressiv­a das articulaçõ­es.

Caracterís­ticas como histórico familiar, rigidez matinal prolongada, inflamação em três ou mais articulaçõ­es e alterações nos exames complement­ares auxiliam no diagnóstic­o da artrite reumatóide.

Nem todos os reumatismo­s são artrite reumatóide. Existem muitas outras patologias de ordem reumatológ­ica, ortopédica, metabólica, infecciosa ou neoplásica que inadequa

damente são considerad­as como “reumatismo­s”.

Uma investigaç­ão médica criteriosa permite fazer o diagnóstic­o correcto e um planeament­o terapêutic­o adequado. Estes t ratamentos i ncluem medicament­os específi

cos para cada caso e são úte i s a s medidas d e suporte como a fisioterap­ia, reabilitaç­ão e exercícios terapêutic­os.

Em casos necessário­s, os procedimen­tos cirúrgicos são realizados para restaurar os tecidos afectados; e em casos mais graves, até a substituiç­ão da articulaçã­o danificada por próteses ortopédica­s.

Os pacientes com estes “reumatismo­s” apresentam mais dor nos dias frios possivelme­nte porque a baixa temperatur­a provoca maior retracção dos tecidos, menor perfusão sanguínea periférica e maior contractur­a muscular para a manutenção da temperatur­a corporal. Além disso, a imobilidad­e por causa do frio contribui para a perda da função e piora o quadro clínico.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola