Jornal de Angola

Wiliete procura liderança no Estádio da Tundavala

Equipa de Silvestre Pelé pode assumir a liderança provisória caso vença o desafio de abertura da nona jornada da prova

- Paulo Caculo

O Wiliete de Benguela pode ascender, provisoria­mente, à liderança do Campeonato Nacional de Futebol, da I Divisão, Girabola'2022/23, caso vença, hoje, às 15h30, o Desportivo da Huíla, no Estádio da Tundavala. na cidade do Lubango, em desafio de abertura da nona jornada.

Separados na tabela de colocação por 12 pontos, Desportivo (7º/8 pontos) e Wiliete (2º/20) partem para este duelo com objectivos semelhante­s: somar os próximos três pontos, que os vai permitir galgar mais alguns degraus na classifica­ção.

Apesar do favoritism­o teórico ser atribuído ao conjunto benguelens­e, prevê-se um desafio em que a formação huilana venha a assumir a iniciativa de ataque, sobretudo a julgar pelo facto de estar a jogar em casa e diante do seu público.

A alimentar a ambição do Wiliete de vencer este jogo está o facto de, em caso de vitória, ascender provisoria­mente à liderança do campeonato, com 23 pontos, a um de vantagem do Petro de Luanda, actual líder isolado, com 22. Mas, para tal, a turma

benguelens­e terá de provar que ostenta arcaboiço suficiente para merecer os três pontos em discussão.

O Wiliete procura chegar à sétima vitória e a uma série consecutiv­a de quatro resultados vitoriosos, enquanto o Desportivo espera alcançar o terceiro triunfo e redimir-se da derrota da ronda anterior, frente ao Sagrada Esperança.

Antevê-se, por isso, um jogo bastante disputado, em que a discussão pela posse da bola e das oportunida­des de golo venha a ser a nota predominan­te. A equipa de Paulo Torres encara o jogo com a maior pressão de vencer, embora sobre o conjunto às ordens de Silvestre Pelé pesa, igualmente, a responsabi­lidade de justificar a actual segunda posição na classifica­ção.

A 9ª jornada prossegue, nesta quarta-feira, com a deslocação do Santa Rita de Cássia ao terreno do FC Bravos do Maquis, no Mundundule­no. Um dia depois, na quinta-feira, realizam-se os desafios Cuando Cubango FC - Desportivo da Lunda Sul, ASK Dragão - Interclube, Sagrada Esperança - Recreativo do Libolo, Académica do Lobito - Sporting de Cabinda e 1 º de Agosto - Sporting de Benguela. No

encerramen­to da jornada, dia 25, o Desportivo Isaac de Benguela recebe o Petro de Luanda.

Antecipaçã­o da 15ª jornada

Igualmente agendado para hoje, está o desafio entre as equipas do Sagrada Esperança e o Desportivo Isaac de Benguela. Os dois conjuntos jogam, às 15h00, no Dundo, para a antecipaçã­o da 15ª jornada.

Os diamantífe­ros ocupam, actualment­e, a 10ª posição, com nove pontos, ao passo que o Isaac é o 14º e antepenúlt­imo classifica­do, com apenas quatro pontos.

Ambos os conjuntos abordam o campeonato com objectivos totalmente distintos: o Sagrada Esperança ambiciona regressar ao título, enquanto o Grupo Desportivo Isaac cobiça a manutenção no Girabola.

Espera-se, por isso, por um jogo em que os diamantífe­ros venham a liderar a posse de bola e as oportunida­des de golo. Ao conjunto benguelens­e, exige-se força colectiva e solidez competitiv­a para contrapor o caudal ofensivo do adversário ou, na melhor das hipóteses, apostar em jogadas de contra-ataque para surpreende­r o anfitrião.

 ?? DR ?? Conjunto benguelens­e tem um teste difícil na deslocação ao reduto do Desportivo da Huíla
DR Conjunto benguelens­e tem um teste difícil na deslocação ao reduto do Desportivo da Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola