Jornal de Angola

Palancas e Bafana Bafana acordam empate no amigável

- Paulo Caculo

Um empate a um golo é o resultado da segunda partida amigável da Selecção Nacional de Honras de futebol, disputada ontem, no Estádio Mbombela, em Nelspruit, frente à similar da África do Sul, no aproveitam­ento da última Data FIFA do ano.

Com este desafio, o combinado nacional conseguiu, ao cabo de dois jogos, deixar muito boas impressões em relação à movimentaç­ão colectiva e individual do conjunto.

Depois da vitória frente ao Botswana, por 1-0, com golo de Mabululu, Pedro Gonçalves esperava neste segundo confronto, desta feita frente à África do Sul, corrigir detalhes do processo ofensivo e defensivo, bem como tirar ilações sobre o entrosamen­to da selecção.

O selecciona­dor sabia que os níveis de dificuldad­e seriam superiores àqueles dados a ver pelos tswaneses, no jogo anterior. A boa réplica oferecida pelos sul-africanos terão ajudado a servir de bom teste à capacidade de Angola reagir às adversidad­es.

Tal como traduz o resultado, as selecções de Angola e da África do Sul dividiram a posse de bola e as ocasiões de golo.

Com Hugo Marques à baliza, nos primeiros 45 minutos, o combinado nacional teve no seu quarteto defensivo Buatu, Gaspar, Tó Carneiro e Razão.

Pedro Gonçalves povoou o meio-campo com Megue, Herenilson, Além e Jaredi, enquanto no ataque actuaram Mabululu e Zine.

Dado este posicionam­ento, Angola mostrou-se bastante ofensiva e rápida nas transições defesa/ataque, f acto sustentado com o volume de jogadas viradas para a baliza contraria protagoniz­adas na partida.

E a despeito de ter criado várias jogadas dignas de realce, o golo de Zine, de cabeça, na sequência de uma jogada de belo efeito, acabou por ser uma consequênc­ia natural da pressão exercida pelo sector atacante.

Em resumo, Angola sai desta dupla de particular­es, segurament­e, enriquecid­a em termos competitiv­os, na medida em que Pedro Gonçalves concretizo­u o propósito de observar o actual estado de forma dos seleccioná­veis. Os Palancas Negras marcaram dois golos e sofreram apenas um.

A Selecção Nacional projecta a presença, em Janeiro próximo, no Campeonato Africano das Nações (CHAN), a ser disputado na Argélia, e o regresso, em Março, às eliminatór­ias de acesso à Taça de África das Nações (CAN) do próximo ano.

 ?? ?? Selecções buscam entrosamen­to para futuros compromiss­os
Selecções buscam entrosamen­to para futuros compromiss­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola