Jornal de Angola

Huambo encerra processo de reintegraç­ão de ex-militares

- Adolfo Mundombe | Huambo

O secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio do Amaral, procedeu, ontem, ao encerramen­to do processo de reintegraç­ão social de 5 mil 749 ex-militares, na província do Huambo, numa acção iniciada em 1992, no âmbito dos Acordos de Paz de Bicesse, de Lusaka e do Memorando de Entendimen­to do Luena.

Lúcio do Amaral declarou que com a conclusão do processo de apoio aos ex-militares foi possível a conclusão e actualizaç­ão do Sistema de Informação de Gestão, que possibilit­ou o recadastra­mento dos efectivos remanescen­tes e a depuração dos mesmos que totalizou os cerca dos 5 mil 749 ex-militares reintegrad­os.

“Hoje, com a entrega de 30 kits, sendo 11 da componente de comércio e 19 agrícolas, concluiu-se o processo de reintegraç­ão dos ex-militares na região do Planalto Central”, frisou o governante.

Lúcio do Amaral afirmou que o Huambo é a quinta província do país a encerrar o processo de reintegraç­ão, depois do Zaire, em 2019, Bié, em Junho de 2022, Uíge, em Agosto de 2022 e Moxico, em Outubro de 2022.

O secretário de Estado para a Acção Social garantiu que a reintegraç­ão sócio-produtiva dos ex-militares constitui um pilar fundamenta­l para o reforço da paz, harmonizaç­ão e coesão nacional, bem como para a consolidaç­ão do processo democrátic­o em Angola, sendo uma tarefa prioritári­a do Executivo.

O processo de reintegraç­ão dos ex-militares, recordou, previa a reintegraç­ão de 241 mil e 400 ex-militares licenciado­s no âmbito dos acordos de Paz de Bicesse, Lusaka e do Memorado do Entendimen­to do Luena, entre o Governo e a Unita.

Referiu que deste número, a maioria foram reintegrad­os e registados no Sistema de Informação e Gestão (SIG) em 2017. E um total de 160 mil 863 ex-militares acabaram de ser reintegrad­os ontem.

Segundo o secretário de Estado, o titular do poder Executivo está preocupado com a protecção, dignidade e a conclusão do processo de reintegraç­ão total dos exmilitare­s, tendo disponibil i z a do 6 0 4 t r a c t o r e s e respectiva­s alfaias, que têm permitido a inclusão produtiva, bem como aumentar a capacidade de produção das cooperativ­as agrícolas com objetivo de concretiza­r as metas traçadas para o ano de 2022.

No Huambo, Lúcio do Amaral fez a entrega de 41 tractores a 38 cooperativ­as e anunciou outros programas, visando abranger a maioria dos ex-militares que foram cadastrado­s neste processo.

“A conclusão do processo de reintegraç­ão dos ex-militares que hoje (ontem) encerra na província do Huambo é fruto do empenho de uma equipa multidisci­plinar sob tutela do Presidente da República, João Manuel Gonçalves, Lourenço, que elegeu como uma das prioridade­s do seu mandato o reforço do apoio da reintegraç­ão dos ex-mili

tares”, destacou.

Ao ler uma mensagem em nome dos ex-militares, André Leonardo reconheceu o esforço do Executivo visando acções no quadro do processo de reintegraç­ão social, desde os Acordos de Bicesse e do Memorando do Luena.

“Hoje (ontem) é um dia especial para nós, por ter

mos sido contemplad­o com kits agrícolas e de comércio para fomentar a actividade agrícola na comunidade. Penso que isso vai ajudar, de certa forma, a aumentar as áreas de cultivo com vista a melhorar a dieta alimentar no seio das comunidade­s,” frisou o porta-voz dos exmilitare­s reintegrad­os.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Foram entregues ferramenta­s de trabalho aos ex-militares
EDIÇÕES NOVEMBRO Foram entregues ferramenta­s de trabalho aos ex-militares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola