Jornal de Angola

MED vai inserir francês a partir do ensino primário

- Alberto Quiluta

da Educação (MED) está a estudar a possibilid­ade da inserção, nos próximos tempos, da Língua Francesa, a partir do ensino primário, anunciou ontem, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvi­mento da Educação (INADE).

Diasala André referiu que a inserção aconteceri­a a partir do terceiro ciclo de aprendizag­em, ou seja, na 5ª e 6ª classes, com vista a aprimorar o ensino da Língua Francesa nas zonas fronteiriç­as com os países francófono­s.

Neste momento, o Ministério da Educação está a desenvolve­r uma parceria com a Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o programa de transforma­ção curricular que pretende rever o sistema do ensino da Língua Francesa no país.

A par disso, disse que se está a desenvolve­r várias formas no quadro do ensino técnico de formação profission­al, acções específica­s direcciona­das com os i nstitutos médios agrários, onde a cooperação francesa faz sentir.

Neste momento, o MED, em cooperação com a Embaixada Francesa em Angola, tem estado a formar professore­s de francês nas 18 províncias do país.

O embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, garantiu a assistênci­a técnica e a formação contínua de docentes de Língua Francesa em matéria de novas tecnologia­s de informação, com base em acordos do MED.

O diplomata falava durante a abertura da conferênci­a de celebraçõe­s do Dia Internacio­nal do Professor de Francês em Angola, no âmbito da cooperação educativa no país, sob lema “O professor de francês como criador do futuro”.

Daniel Vosgien referiu que os eixos definidos como caminhos que a formação de professore­s demonstra de como vão adquirir as novas competênci­as criativas para uma maior autonomia na produção pedagógica.

Até agora, a rede de escolas secundária­s da Eiffel existem no Bengo, Malanje, Cuanza-norte e Cunene.

 ?? ?? Diasala André e Daniel Vosgien no acto do Dia do Professor Francês
Diasala André e Daniel Vosgien no acto do Dia do Professor Francês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola