Jornal de Angola

Educação no Uíge cria projecto de integração curricular

Objectivo é melhorar as competênci­as de leitura, escrita e cálculos matemático­s no ensino primário, com vista a facilitar o processo de ensino e aprendizag­em com crianças e adolescent­es

- Joaquim Júnior | Uíge

O Gabinete Provincial do Uíge da Educação criou um Projecto de Integração Curricular, que visa melhorar as competênci­as de leitura, escrita e cálculos matemático­s no ensino primário.

Quem o diz é a directora do Gabinete Provincial da Educação, Pasi Mafuta Nova, acrescenta­ndo que a educação primária é considerad­a a chave de todo o processo de ensino e ainda é visível muita debilidade nos alunos que saem do referido nível.

“O Projecto Provincial de Integração Curricular (PPIC) visa melhorar o perfil de saída dos alunos no fim de cada nível escolar. Eles devem saber l er e escrever ao transitare­m para os níveis seguintes. O PPIC traz consigo métodos facilitado­res, adaptados ao sistema curricular em vigor no país, para auxiliar os professore­s na transmissã­o das matérias”, disse.

Segundo a directora, o projecto, que vai merecer avaliação de peritos e especialis­tas de instituiçõ­es de formação de professore­s na província, para o seu enriquecim­ento, visa aglutinar matérias de duas classes num só pacote, 1ª e 2ª, 3ª e 4ª, 5ª e 6ª, com métodos mais facilitado­res para permitir maior rapidez na aquisição das competênci­as por parte dos alunos.

“Trazemos este projecto como uma contribuiç­ão para reflectir sobre os principais problemas da aprendizag­em no subsistema de ensino primário, visando encontrar fórmulas e modelos eficientes para a superação dos mesmos”, sublinhou a directora do Gabinete Provincial da Educação.

O chefe do Departamen­to de Educação e Ensino do Gabinete Provincial da Educação, Tavares Munhungo, disse que o Pojecto Provincial de Integração Curricular chega em boa altura, devido à existência de alunos que, por exemplo, terminam a 6 ª classe sem saber ler e escrever em condições.

Acrescento­u que o projecto vai procurar filtrar pilares de referência para a integração curricular, adequando os manuais concebidos a nível da Política Curricular Nacional, programas e planos de estudos curricular­es e procurar clarificar as matérias de literacia e numerária, em cada classe.

Na mesma s e s s ã o, o Gabinete Provincial da Educação apresentou o Projecto de Recuperaçã­o do Atraso no Ensino Regular, que visa dar resposta à problemáti­ca do acentuado número de crianças que começa a escola com idade avançada.

As i niciativas enquadram-se nas comemoraçõ­es do Dia Nacional do Educador, assinalado terça-feira, sob o lema “A transforma­ção da Educação começa com o Professor”.

 ?? EUNICE SUZANA|EDIÇÕES NOVEMBRO|UÍGE ?? Professore­s recebem novas ferramenta­s para aperfeiçoa­rem as técnicas de ensino
EUNICE SUZANA|EDIÇÕES NOVEMBRO|UÍGE Professore­s recebem novas ferramenta­s para aperfeiçoa­rem as técnicas de ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola