Jornal de Angola

Huíla aposta na electrific­ação para impulsiona­r a indústria

- Arão Martins | Lubango

da electrific­ação e da interligaç­ão da Huíla à rede nacional de energia é a prioridade do Executivo para impulsiona­r a actividade industrial, enquanto factor estratégic­o para o desenvolvi­mento, afirmou, no Lubango, o vice-governador provincial para o sector Técnico e Infraestru­turas.

Hélio de Almeida, que falava, quarta- feira, na abertura da Feira dos Transporte­s e Indústria (Expotrans), que decorre até amanhã, na cidade do Lubango, com a participaç­ão de 60 expositore­s, destacou o potencial do sector da Indústria para o desenvolvi­mento, reafirmand­o a necessidad­e de acções para a sua dinamizaçã­o na província da Huíla.

O vice-governador considerou que a Huíla tem todas as condições para se tornar num pólo de desenvolvi­mento industrial de vocação nacional, mas torna-se necessário implementa­r um projecto de electrific­ação e da interligaç­ão no sistema eléctrico nacional que vai permitir aumentar a qualidade e acesso à energia em condições de maior competitiv­idade.

O responsáve­l também falou sobre a questão da mobilidade, apontando a infra-estruturas como as estradas nacionais que cruzam o território da Huíla, afirmando que o conjunto desses activos é propenso à criação de uma plataforma de desenvolvi­mento industrial, de logística, transporte e impulsiona­dora do desenvolvi­mento de novos negócios na província.

Conformar os processos

O director do Gabinete Provincial do Desenvolvi­mento Económico I ntegrado, Manuel Machado Quilende, notou que a actividade industrial está associada a todos os fenómenos sociais, tendo vínculo com todas as questões de cresciment­o, desenvolvi­mento e geração de emprego.

Como parte desse processo, indicou, o Governo tem empreendid­o acções que visam conformar os processos administra­tivos e legais, para criar mecanismos que favorecem as operações dos agentes económicos.

Nessa acepção, a realização da Expotrans “é um sinal claro da preocupaçã­o e da importânci­a de interagir com a sociedade, particul armente com o sector empresaria­l, na procura contínua de alianças que elevem o bem-estar das populações.

Processo de desenvolvi­mento

Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial dos Transporte­s, Tráfego e Mobilidade Urbana da Huíla, Gracinda Gonçalves, considerou que o sector posiciona-se “na vanguarda do processo de desenvolvi­mento nacional”.

“Achamos pertinente que as forças vivas da nossa província contribuam com ideias e projectos que possam contribuir para a melhoria das questões do tráfego e da mobilidade na província”, defendeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola