Jornal de Angola

Volume de negócios entre Angola e Sérvia aumenta 500 por cento

Negócios bilaterais podem expandir de forma rápida ao longo dos próximos anos, devido às novas acções de cooperação que envolvem sectores como a Agricultur­a, Turismo, Comércio e Educação

- José Bule | Caxito

Até final deste ano, o volume de negócios entre Angola e a Sérvia atinge cerca de cinco milhões de dólares, um aumento de 500 por cento, tendo em conta que, no ano passado, as trocas não passaram de um milhão de dólares, revelou, ontem, em Caxito, o embaixador do país europeu em Luanda.

Milos Perisic, que falava à saída de um encontro com a governador­a do Bengo, Maria Nelumba, declarou que o seu país quer continuar a manter boas relações com Angola, sobretudo entre as províncias de Voivodina (Sérvia) e do Bengo (Angola).

“Como se sabe, os Governos dessas duas províncias assinaram, em Março deste ano, um memorando de entendimen­to nos domínios da Agricultur­a, Educação e Turismo, entre outros”, lembrou.

Sobre o acordo de cooperação entre as duas províncias, o embaixador Milos Perisic sublinhou que já existem alguns resultados, como é o da participaç­ão, este ano, de uma representa­ção da Direcção Provincial do Turismo do Bengo, na Grande Feira de Turismo da Sérvia.

“Ainda este ano, oferecemos 19 bolsas a estudantes angolanos, às quais os alunos do Bengo poderão habilitars­e através do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE)”, disse.

Acrescento­u que, no próximo ano, vem ao Bengo um grupo de empresário­s do sector agrícola, acompanhad­os pelo governador de Voivodina), para mostrar o que produzem e avaliar as oportunida­des de investimen­to na província angolana, sobretudo nos domínios da produção de cereais como milho, trigo e soja, além de frutas e legumes.

Milos Perisic salientou que, no domínio do Turismo, também existem várias possibilid­ades para desenvolve­r o sector no Bengo. A propósito, avançou que também está programada para o próximo ano, a chegada do primeiro grupo de turistas de Voivodina, e, no sentido inverso, os “benguenses” vão conhecer a Sérvia.

Quanto à exploração de madeira (produto em que o Bengo é abundante), referiu que decorreu, recentemen­te, em Belgrado, a Feira de Mobiliário e da Madeira, que contou com a participaç­ão das maiores produtoras angolanas de mobiliário, através da Câmara de Comércio e Indústriad­e Angola

“Os empresário­s que actuam no sector madeireiro, na província do Bengo, podem c ontactar a Câmara de Comércio de Angola no sentido de confirmare­m a sua participaç­ão nos próximos eventos, em Voivodina.

Novas oportunida­des

Na ocasião, a governador­a do Bengo, Maria Nelumba, lembrou que Sérvia foi dos

primeiros países europeus a reconhecer a independên­cia de Angola e que a cooperação entre os dois países já existe desde a Luta de Libertação Nacional.

“É um país que já formou vários quadros angolanos e que continua interessad­o em fortalecer os nossos laços de amizade e cooperação, sobretudo no domínio da agricultur­a e da indústria”, frisou.

A Sérvia conta com uma unidade de empresário­s que actua na Zona Industrial de Viana, em Luanda, e pretende alargar os investimen­tos na área da Agricultur­a, na província do Bengo.

“Nós vamos aproveitar esta oportunida­de para podermos engrandece­r esta cooperação. O Bengo é uma província potencialm­ente agrícola e temos aqui um parceiro que nos pode rapidament­e ajudar a desenvolve­r este sector”, disse a governador­a.

Acrescento­u q u e o Governo Provincial do Bengo privilegia a investigaç­ão, para melhorar a qualidade das culturas e aumentar os índices de produção, com sementes melhoradas. “A Sérvia está disposta a trazer para aqui alguns cientistas do seu Instituto de Investigaç­ão, para nos ajudar. Essa cooperação vai ser profícua na medida em que podemos aumentar os níveis de produção de cereais e, sobretudo, do girassol, que era uma cultura que já se fazia em Angola, para a produção de óleo”, concluiu.

A Carta de Intenções entre o Governo Provincial do Bengo e o Governo da Província Autónoma de Voivodina foi assinada a 1 de Março de 2022, na cidade de Novi Sad.

O documento permitiu lançar as bases de cooperação em sectores como a Agricultur­a, Comércio, Educação, Turismo e Infra-estruturas.

 ?? MARIA JOÃO | BENGO ?? Governador­a do Bengo e o embaixador da Sérvia antecipam previsão de cresciment­o das trocas
MARIA JOÃO | BENGO Governador­a do Bengo e o embaixador da Sérvia antecipam previsão de cresciment­o das trocas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola