Jornal de Angola

Banco BIC apoia mais 17 iniciativa­s privadas

- Isaque Lourenço

do Banco BIC no programa de responsabi­lidade social “Crescer juntos” selecciona­ram, ontem, 17 projectos privados, para beneficiar­em de apoio financeiro e outros para a sua plena realização.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva, Hugo Teles, o programa projectado pelo Banco BIC tem o suporte de empresas privadas e públicas sediadas no país, as quais doam bens e serviços a favor de projectos comunitári­os selecciona­dos a partir de uma candidatur­a e posterior entrevista por via de júri/mentoria. “Estamos a fazer acontecer todos juntos”, disse.

Na ocasião, o l í der do Banco BIC afirmou que não se trata de ter muito dinheiro, mas de cada um j untar o pouco que pode para realizar o sonho de outro que bem e muito precisa.

O grupo Conselheir­os, designação atribuída às personalid­ades de intervençã­o social escolhidas e que votam livremente nas propostas candidatas, esteve reunido, ontem, na cidade de Luanda, ocasião que serviu para distinguir o empenho e a colaboraçã­o dos parceiros.

As iniciativa­s selecciona­das incluem a Associação Aprendizes do Bem; Associação de Apoio aos Albinos de Angola; Associação Angolana de Apoio à Pessoa no Espectro Autista; Associação de Escolas Comunitári­as; Associação Juvenil pelo Desenvolvi­mento; ADESPOV, Associação do Trabalho para o Desenvolvi­mento Social; e Cuidados da Infância.

Também foran selecciona­das a Escola Primária Mentes Brilhantes; Fundação Kissama; Lar Ana Jetu; Ministério Programa Criança Feliz; Ondjoyetu Gungo; Química Verde; Unidos por uma Angola Melhor; Escola Conunitári­a Luz Verde e a Associação Razões para Acreditar.

Às organizaçõ­es sociais escolhidas juntam-se ao Centro Médico Boa Nova, Orquestra Camunga e JOBAB (as três ONGS que inaugurara­m o Crescer Juntos) para formar um portifólio de 20 projectos sociais ao abrigo do programa.

Segundo o presidente executivo do Banco BIC, “uma das inovações do Crescer Juntos foi o facto de ter formado este Conselho Consultivo, composto por personalid­ades da sociedade com forte visão social. Coube ao Conselho, de forma independen­te, avaliar as ONG escolhidas pela Equipa Técnica como finalistas no processo selectivo”.

“Um dos aspectos que mereceram o nosso maior cuidado foi a qualidade técnica do processo selectivo e a governação com a qual o processo decorresse. Nesse sentido, valemo-nos novamente do apoio de Celso Grecco, especialis­ta internacio­nal em Responsabi­lidade Social que está connosco desde a génese do Crescer Juntos”, explicou Ágata Russell, directora da Kymica Humana, consultori­a especializ­ada em desenvolvi­mento humano, à qual coube a concepção e gestão do Crescer Juntos.

 ?? LUÍS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
LUÍS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola