Jornal de Angola

Serviços Correccion­ais estão a favor de Zuma

-

Serviços Correccion­ais (DCS) da África do Sul, que colocou o exPresiden­te Jacob Zuma em liberdade condiciona­l médica, anunciou, ontem, a intenção de recorrer da decisão judicial que ordenou que cumprisse sentença na prisão.

“Os Serviços Correccion­ais estão convencido­s de que outro tribunal pode chegar a uma conclusão diferente, consideran­do recorrer com base na interpreta­ção e obrigação da Lei de Serviços Correccion­ais e outra legislação relevante”, salientou o porta- voz, Singabakho Nxumalo, citado pela Efe.

Na s egunda- f e i ra , o Supremo Tribunal de Recurso sul-africano (SCA, na sigla em inglês) rejeitou um recurso do ex-presidente Jacob Zuma, reiterando a “ilegalidad­e” da liberdade condiciona­l médica, e ordenando que acabe de cumprir a pena na prisão.

A liberdade condiciona­l médica foi concedida ao antigo chefe de Estado sulafrican­o pelo então responsáve­l dos serviços prisionais Arthur Fraser.

Esta semana, o Supremo Tribunal de Recurso Sul-africano rejeitou no início da semana, um recurso apresentad­o pela defesa do exPresiden­te Jacob Zuma, declarando a “ilegalidad­e” da liberdade condiciona­l médica, e ordenando o regresso de Zuma na cadeia, onde, segundo o órgão de justiça, este deve cumprir a pena.

A decisão que foi assinada pela juíza Tati Makgoka, sublinhou que “o senhor Zuma, em direito, não terminou de cumprir a sua sentença”.

“Ele deve regressar ao Centro Correciona­l (Estcourt) para o fazer. Se o tempo despendido por Zuma em liberdade condiciona­l ilegalment­e concedida deve ser levado em conta para determinar o período restante da sua prisão, não é uma questão para este tribunal decidir”, salientou.

 ?? DR ?? Antigo Presidente Jacob Zuma pode regressar à prisão
DR Antigo Presidente Jacob Zuma pode regressar à prisão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola