Jornal de Angola

Parceiros europeus divididos sobre possíveis negociaçõe­s

-

reagiu, ontem, às declaraçõe­s feitas esta semana pelo antigo Primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson, acusando este país de querer uma posição negocial na guerra que opõe russos e ucranianos.

As declaraçõe­s que foram feitas durante uma conferênci­a/jantar na capital portuguesa, Lisboa, organizado pela CNN Portugal, levou com que um dos porta-vozes do chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmasse que Johnson “não é o dono da verdade”.

“Sabemos que o ex-primeiro-ministro muito divertido sempre tem uma relação única com a verdade; este caso não é excepção”, disse o funcionári­o. Também o embaixador alemão na capital britânica, Londres, já rejeitou as declaraçõe­s de Johnson.

Para além dos comentário­s, poucos surpreende­ntes contra a Alemanha, Johnson revelou, igualmente, que o Presidente francês, Emmanuel Macron, não acreditava na entrada da Rússia na Ucrânia.

que deixou recentemen­te a liderança do Partido Conservado­r, disse que no início da guerra na Ucrânia, os países da Europa Ocidental tinham visões diferentes sobre o que viria de facto a se passar na crise entre o Ocidente, mais Ucrânia e Rússia. “Conseguimo­s ver os grupos tácitos dos batalhões russos se acumularem perto da fronteira com a Ucrânia, mas os países tinham perspectiv­as muito diferentes”, esclareceu.

O antigo Primeiro-ministro britânico, defendeu que a Europa deve continuar a apoiar a Ucrânia ainda que a crise se acentue devido à guerra, embora se mostra compreensi­vo, relativame­nte às preocupaçõ­es apresentad­as por muitos europeus relativame­nte à chegada do Inverno no Hemisfério Norte.

 ?? ?? Antigo Primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson
Antigo Primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola