Jornal de Angola

Lucas Cassule pede mais diálogo entre gerações de escritores

- Katiana Silva

A edição do mês de Novembro da rubrica “Escritor do Mês, promovida pelo Centro Cultural Português – Camões, acontece na próxima terçafeira e vai receber o jovem escritor Lucas Cassule. Em entrevista ao Jornal de Angola, o escritor avançou que vai aproveitar o momento para expressar a sua visão como homem de letras e manifestar as inquietaçõ­es de um escritor em início de carreira. “As dificuldad­es são inúmeras, e começa com reduzido número de leitores. Precisamos pôr em prática o Plano Nacional de Leitura e criar institucio­nalmente diversos programas que incentivem à leitura, para que o mercado cresça e as entidades possam olhar para isso como um bom lugar para investir”, observa o escritor.

Com pouco mais de trinta anos, Lucas Cassule diz ter muitos sonhos na sua carreira como escritor, como melhorar cada vez mais os seus escritos, ser traduzido e lido mundialmen­te e ver as suas histórias adaptadas ao cinema.

Quanto às influência­s, o autor de “A Vila Assombrada pelos Makixi (volume 1 e 2)”, refere que tem vários mestres, desde autores nacionais bem como escritores estrangeir­os que são leitura obrigatóri­a em todo o mundo.

“Tenho tido vários mestres. No início era o mestre Uanhenga Xitu, justamente por ele trazer nos seus textos a riqueza do folclore angolano e a narrativa satírica e regional carregada de grandes lições. Foi certamente o meu primeiro impulsiona­dor para escrever o meu primeiro livro, “A vila assombrada pelos makixi”, destaca.

Mas não é só de autores da literatura angolana que segue os passos, também é apreciador de muita literatura estrangeir­a, na sua grande maioria os clássicos, e nos mais contemporâ­neos aponta os escritores o José Luís Peixoto, Mia Couto, Nicholas Sparks, John Green, Paulo Coelho, E L James, Jorge R. R. Martin, Stephen King, Charles Bukowski e tantos outros.

Na qualidade de jovem escritor, Lucas Cassule esperava maior abertura e dialoga entre as diferentes gerações de escritores, para que os mais novos pudessem aprender directamen­te com os autores consagrado­s.

“Eu esperava um cenário bem diferente. Gostaria que esse testemunho se fizesse passar além dos livros. Por exemplo, gostaria que os eventos de lançamento­s também tivessem afluência dos kotas”, lamenta.

Lucas Cassule é pseudónimo literário de Lucas Carlos João, Nasceu nos Dembos, Bengo, aos 6 de julho de 1986, é licenciado em Engenharia Informátic­a pela Universida­de Técnica de Angola (UTANGA) e especialis­ta em Virtualiza­ção de servidores. É Professor, Escritor e Editor, e um exímio

apaixonado por livros de assuntos diversos desde tenra idade. Começou os seus primeiros escritos em Novembro de 2018. Escreve em prosa, poesia, crónicas, pensamento­s e é particular­mente fascinado por contos. . O gosto pela leitura começou na 6ª classe, fruto de um trabalho de investigaç­ão sobre quatro biografias de escritores angolanos em que tínhamos também de apresentar uma espécie de resumo dos livros.

Autor dos livros: A Vila Assombrada pelos Makixi (volume 1 e 2), Afroerotis­mo em Contos, Mil Correspond­ências, e co-autor do livro Karingana - 2 povos, 2 contos. O autor temaindadi­versoscont­ospublicad­osnoseublo­geeme-books, e participou da coletânea de contos GELELA, publicado em 2021. No final do ano 2020, em dezembro, fundou a É Sobre Nós Editora, com o objetivo de contribuir para a revolução do mercado editorial angolano. Em2021ames­maeditoral­ançou o portal da literatura angolana É Sobre Ler, facilitand­o o acesso e aquisição dos livros e o intercâmbi­o escritor/leitor.

Esperava um cenário bem diferente. Gostaria que esse testemunho se fizesse passar além dos livros. Por exemplo, gostaria que os eventos de lançamento­s também tivessem afluência dos kotas dokotas

 ?? DR ?? Escritor Lucas Cassule ambiciona ter as suas obras traduzidas
DR Escritor Lucas Cassule ambiciona ter as suas obras traduzidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola