Jornal de Angola

Masai: o grande grupo étnico

-

ou massais são um grupo étnico africano seminómada localizado no Quénia e no norte da Tanzânia. A população total é de 883.000.

•Regiões com população s i gnificante: Quénia 453.000 e Tanzânia (setentrion­al) 430.000

•Língua: Maa.

• Religião: animismo monoteísta.

Devido aos seus costumes distintos e residência próxima aos parques de caça da África Oriental, os Masai são dos grupos étnicos africanos mais bem conhecidos internacio­nalmente. Os Masai preservam muitas das suas tradições culturais enquanto se envolvem nas forças económicas, sociais e políticas contemporâ­neas regionais e globais. O seu idioma é o maa. Em 1994, a população Masai no Quénia estava estimada em 453.000 e em 1993, a população Masai da Tanzânia estava estimada em 430.000, perfazendo uma estimativa de população

Masai total de 883.000. As estimativa­s das populações Massai em ambos os países é complicada devido à sua natureza nómada e eles serem o único grupo étnico autorizado a viajar livremente pelas fronteiras entre o Quénia e a Tanzânia.

A cor oficial dos Masai é o vermelho e distinguem-se das outras tribos vestindo sempre alguma coisa vermelha, porém pequena. A sua sociedade é patriarcal por natureza, com os mais velhos decidindo sobre a maioria das questões para cada grupo Masai.

O “laibon”, o assim chamado líder espiritual deste povo, actua como intermediá­rio entre os Masai e o seu único deus, “Enkai”, assim como também ele é a fonte do conhecimen­to sobre as ervas. O estilo de vida tradiciona­l Masai concentra-se no seu gado, que constitui a sua principal fonte de alimento.

Os governos da Tanzânia e do Quénia instituíra­m programas para encorajar os Masai a abandonare­m seu estilo de vida nómada tradiciona­l e adoptar um estilo de vida agrário.

A classe social dos Masai é determinad­a pelo número de vacas pertencent­es às famílias. Sendo nómadas, os Masai constroem casas temporária­s com esterco de vaca e barro. As casas são construída­s em círculo e à noite as vacas são conduzidas ao centro, protegidas dos animais selvagens.

Os jovens Masai são iniciados na maioridade através de várias cerimónias de iniciação. A principal é a circuncisã­o, na qual os rapazes, pertencent­es a uma determinad­a faixa etária, são circuncisa­dos na mesma época. Existe um mito propagado pela indústria do turismo de que cada jovem deve matar um leão antes de ser circuncisa­do. Isto não é verdade. Entretanto, matar um leão proporcion­a grande valor e fama na comunidade.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola