Jornal de Angola

“Espero conseguir ir muito longe com o Ghana”

-

Nasceu em Bilbau, mas representa o Ghana. Iñaki Williams é um dos craques do Athletic Bilbao e da selecção ganesa. Graças aos seus avós, mas também aos pais, a decisão de representa­r o Ghana foi um tudo ou nada.

Em entrevista ao jornal inglês The Athletic e ao espanhol El País, Iñaki falou disso mesmo. “Sempre dei o meu máximo no Athletic para representa­r a selecção espanhola, mas a vida deu-me outro caminho. Era agora ou nunca. Não era fácil sair da minha zona de conforto, viajar e jogar em África. Tinha medo de como me iam receber. Mas vejo muita gente orgulhosa de mim, sabem quais são as minhas origens. Agora, tocame representá-los. Espero que demonstrem a mesma admiração em Bilbau”.

“Para os meus pais não foi fácil de aceitar (a decisão de jogar pelo Ghana), mas o meu avô ajudou. Queria que eu cumprisse o sonho dele - ser um 'Black Star'. Tudo o que eu conseguir com esta equipa será dedicado a ele. Os meus pais sabem como se vive o futebol no Ghana. Sabem que há muita paixão e pensam que vou ter muita pressão sobre mim. Mas é o contrário. Para mim, é uma motivação. Vou ajudar em tudo o que puder, dar o meu grão de areia e dar tudo em cada jogo. Jogar este Mundial é um sonho.

Espero conseguir defrontar e ir muito longe com o Ghana”, rematou Iñaki.

A maior parte da família Williams continua a viver no Ghana, mas os pais saíram do país em 1993 para tanto Iñaki, como o irmão Nico Williams (que está convocado pela selecção espanhola), poderem seguir o sonho do futebol na Europa. “Não há nada que eu possa fazer para retribuir tudo o que fizeram por nós. Os meus pais arriscaram a vida por mim e pelo Nico, para termos um bom futuro. E conseguira­m. Eu vou sempre estar agradecido pelo que fizeram por nós, são lutadores e ensinaram-nos o respeito, o trabalho árduo e que ninguém te dá nada. Tens sempre de trabalhar”.

Agora, Iñaki Williams tem a oportunida­de de jogar num Campeonato do Mundo pelo Ghana. “Chegar ao Mundial era importante. Mesmo com o Ghana classifica­do, eu não tinha a certeza se ia. O meu avô disse-me para aproveitar a oportunida­de, caso a tivesse. Ele sabia que não era fácil, estava muita coisa envolvida. Foi um dos maiores motivos - o sonho dele de me ver jogar num Mundial”.

No final, o grande sonho de Iñaki é um: “Eu e o Nico queremos jogar um contra o outro no Campeonato do Mundo... e que ganhe o Ghana”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola