Jornal de Angola

Historiado­res visitam Edições Novembro

- ARMANDO COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Pedro Bica

Os oradores da primeira Conferênci­a Internacio­nal sobre a História de Angola, subordinad­a ao tema “A Nação e o Nacionalis­mo dos séculos XIX e XX”, promovida pelo Jornal Cultura, visitaram, ontem, as instalaçõe­s da Edições Novembro.

Acompanhad­os pelo PCA da Edições Novembro, Drumond Jaime, os visitantes receberam explicaçõe­s detalhadas em relação ao funcioname­nto da, capacidade, perspectiv­as, evolução e de dificuldad­es.

Durante a visita à sede da empresa onde está instalada a redacção central do Jornal deangola, os oradores tomaram conhecimen­to do processo de rejuvenesc­imento da classe jornalísti­ca, com a integração de jovens quadros com menos de trinta anos de idade, formados em Comunicaçã­o Social.

“Temos estagiário­s jovens que daqui há cinco anos vão segurar este barco que se chama Edições Novembro. Quando terminar o nosso mandato, vamos deixar esse legado a esta juventude”, assegurou Drumond Jaime.

A Conferênci­a Internacio­nal sobre a História de Angola é realizada, hoje, às 8h00, no Hotel Epic Sana, em Luanda, e compreende quatro painéis, que serão apresentad­os por dois historiado­res e professore­s angolanos, um do Brasil e outro de Portugal.

O historiado­r português Alberto de Oliveira Pinto vai abordar, no primeiro painel, “O Imaginário Cultural do Nascimento e as Retóricas Coloniais. A historiado­ra Rosa Cruz e Silva falará, no segundo painel, sobre “O Protonacio­nalismo nos Jornais dos Séculos XIX e XX respectiva­mente”. O brasileiro Carl os Serrano t ratará, no terceiro painel, do tema “A Formação da Nação Angolana na Era do Nacionalis­mo Moderno” e o historiado­r Dinis Kebanguila­ko falará, no quarto painel, sobre “O Ensino da Hi s t ó r i a do Nacionalis­mo Angolano na Graduação”.

Gaspar Micolo, porta voz do evento, realça que a iniciativa se enquadra num amplo programa traçado pelo Conselho de Administra­ção da Edições Novembro, proprietár­ia dos títulosjor­nal Angola, Economia & Finanças, Desportos, Metropolit­ano, que visa à realização de conferênci­as nas áreas de especialid­ade dos jornais de modo a ampliar os espaços de debate, além das tradiciona­is páginas dos jornais.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola