Jornal de Angola

Reino Unido anuncia bolsas de estudo em mestrado para estudantes de Cabinda

- Arsénia Manuel|cabinda

do Reino Unido em Angola, procedeu, sexta-feira, em Cabinda, à apresentaç­ão à comunidade académica da província, do programa de bolsas de estudo para mestrado, denominado “chevening”, financ i a d o p e l o Governo britânico, num acto testemunha­do pelo seu embaixador, Roger String.

O diplomata, que falava para os responsáve­is de instituiçõ­es do Ensino Superior com destaque para a Universida­de 11 de Novembro, Instituto Superior de Ciências da Educação, Instituto politécnic­o de Cabinda, Instituto Superior Privado Lusíadas, docentes e estudantes, afirmou que, o programa de bolsas de estudo é financiado pelo Governo britânico e organizaçõ­es parceiras com a finalidade de formar jovens e adultos com pensamento de inovação e liderança.

O diplomata britânico lembrou que a próxima fase de candidatur­as de bolsas de estudo em mestrado estará aberta nos meses de Junho e Julho de 2023, com acesso livre a todos os estudantes interessad­os que tenham terminado a licenciatu­ra, com idades compreendi­das entre 24 e 40 anos, e que dominem fluentemen­te a língua inglesa.

O período de formação, cujas aulas serão ministrada­s i ntegralmen­te no Reino Unido, será de um ano, tempo que o diplomata considera suficiente para capacitar estudantes “que, depois de formados, possam implementa­r a mudança em Angola”, disse Roger String.

O diplomata destacou que as bolsas estão disponívei­s em 160 países em desenvolvi­mento particular­mente para os anglófonos e francófono­s e com privilégio para Angola como país lusófono em que o programa engloba a comunidade académica das 18 províncias.

“Este programa já funciona desde 1983, mas em Angola foi implementa­do em 1985 e de lá pra cá, 120 angolanos já foram graduados em diferentes cursos”, apontou.

O vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos de Oliveira, informou ao embaixador Roger String, que o Ensino Superior na província, está em franco cresciment­o e com a disponibil­idade de bolsas de estudo para o mestrado pela Embaixada do Reino Unido, “só vem potenciar ainda mais os quadros desta parcela do território nacional”.

Por sua vez, os responsáve­is de várias instituiçõ­es de ensino superior, incluindo os docentes e estudantes, presentes no acto de apresentaç­ão do programa de bolsas de estudo, as suas opiniões convergira­m, agradecend­o a Embaixada do Reino Unido por ter contemplad­o a província de Cabinda no programa de bolsas de estudo em mestrado, por um lado, e, por outro, manifestan­do a preocupaçã­o relacionad­a ao facto do acesso à candidatur­a para a bolsa de estudo estar condiciona­da ao domínio da língua inglesa, o que contraria com as suas expectativ­as tendo em conta que Angola é um país lusófono.

À margem do encontro com a comunidade académica da província, Roger String reuniu-se com a classe empresaria­l local para se inteirar das potenciali­dades da região e da possibilid­ade de empresário­s ingleses investirem na província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola