Jornal de Angola

Intervençã­o do INADEC garante acesso aos serviços

-

O director de Benguela do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), Manuel Furtado, denunciou, no encontro sobre a mobilidade dos transporte­s, que tem havido muitas queixas em relação à subida de preços.

“Tem havido, em muitos casos, uma subida brusca de preços da prestação destes serviços, sem que se consulte o INADEC, enquanto instituiçã­o que vela pelo interesse das pessoas que f azem recurso aos transporte­s públicos para sua mobilidade de um ponto para outro. Há também as queixas de faltas de respeito aos consumidor­es, que apontam questões delicadas como as do incumprime­nto dos horários de muitas operadoras de transporte­s e o encurtamen­to das rotas e outras”, realçou Manuel Furtado.

O responsáve­l do INADEC em Benguela acrescento­u, a esse respeito, que muitas, vezes cobram-se valores aleatórios pelos serviços de transporte­s públicos prestados, num claro atropelo às normas, causado pelo aproveitam­ento da escassez de meios existentes.

“Por isso, temos elucidado à Associação de Taxistas sobre o facto de o respeito escrupulos­o da lei ter impacto directo sobre o consumidor”, disse, acrescenta­ndo que, em relação as penalizaçõ­es, opta- se, antes, por uma actuação pedagógica.

Manuel Furtado indicou, abordado pela imprensa, no Lobito, que as penalizaçõ­es dão lugar a multas nunca inferiores a 200 mil ou 300 mil kwanzas, caso ocorrerem infracções de falta de respeito aos consumidor­es.

O superinten­de António Ngussi, director do Departamen­to de Trânsito e Segurança Rodoviária de Benguela, focou a atenção em algumas regras de procedimen­to a ter em conta. “Uma atenção especial deve ser dada aos condutores, no sentido da observânci­a às regras e sinais de trânsito”, disse a intervir no encontro.

Debateram-se, durante o fórum, questões sobre o “Estado actual da mobilidade urbana na província de Benguela”, “Segurança rodoviária: responsabi­lidade civil, formas de comportame­nto nos meios de transporte­s” e a “Formalizaç­ão de actividade de transporte: tramitação de processos, benefícios e sanções”.

O “Transporte, turismo e meio ambiente: responsabi­lidade social, transversa­lidade dos transporte­s nos outros sectores da economia” foi outro tema abordado no acto.

De realçar que o encontro juntou, entre outras individual­idades, responsáve­is do Governo da província, órgãos de Segurança e Ordem Pública l ocais e representa­ntes de operadores de transporte que actuam em Benguela.

 ?? DÉLIO DIAS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cátia Cachuco e Manuel Furtado falam da situação dos transporte­s em Benguela
DÉLIO DIAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Cátia Cachuco e Manuel Furtado falam da situação dos transporte­s em Benguela
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola