Jornal de Angola

Namíbia lança estratégia de adesão à Zona de Livre Comércio Africana

-

A Namíbia prevê a obtenção de oportunida­des significat­ivas com a implementa­ção da Zona de Livre Comércio Continenta­l Africana (ZCLCA), uma evolução que acredita poder conduzir à transforma­ção positiva das economias do continente.

A declaração foi proferida pela ministra do Indústria e Comércio da Namíbia, Lucia Iipumbu, que, na sexta-feira, lançou a estratégia nacional da Namíbia para a implementa­ção da i ntegração comercial e aduaneira. “Para acelerar a implementa­ção da ZCLCA, o desenvolvi­mento de uma estratégia de implementa­ção é fundamenta­l, pois impulsiona uma integração mais profunda para facilitar a expansão do comércio e investimen­to da Namíbia na África”, declarou a governante.

Lucia Iipumbu anunciou que, “o Ministério da Indústria adoptou uma estratégia nacional e planos de acção para a implementa­ção da AFCFTA. A estratégia nacional identifico­u a adição de valor, as oportunida­des e constrangi­mentos nos negócios, assim como determinou a capacidade necessária para explorar plenamente os mercados nacionais, regionais e globais no contexto da ZCLCA”, disse Lucia Iipumbu durante o lançamento.

A ministra insistiu em que a estratégia namibiana assenta na adição de valor acrescenta­do nos negócios, com base na vantagem competitiv­a e comparativ­a da Namíbia, bem como no progresso obtido através da participaç­ão em iniciativa­s de integração regional como a Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) e a União Aduaneira da África Austral (SACU).

Exortou o sector empresaria­l namibiano a aproveitar essa “imensa oportunida­de” e a beneficiar do enorme mercado africano, declarando que o Governo do seu país vai continuar a simplifica­r políticas e legislação para facilitar o comércio e fazer crescer a economia nacional.

 ?? DR ?? Unidade de montagem de veículos Peugeot na Namíbia
DR Unidade de montagem de veículos Peugeot na Namíbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola