Jornal de Angola

Republican­os inconforma­dos com os resultados das eleições

-

O Partido Republican­o dos EUA está a sofrer as ondas de choque dos resultados das recentes eleições intercalar­es, em que não conseguira­m o controlo do Senado, com os candidatos a culparem a má gestão dos dinheiros de campanha.

Naquelas que foram as mais caras campanhas da história das eleições intercalar­es dos Estados Unidosgast­aram-se mais de 16 mil milhões de dólares nas milhares de candidatur­as para a Câmara de Representa­ntes e para o Senado - os democratas foram os vencedores não apenas no número de votos, mas também nos gastos, com os seus candidatos a serem os mais eficazes na angariação e no uso do dinheiro.

Duas s emanas e meia depois das eleições de 8 de Novembro - e apesar de ter conquistad­o a maioria na Câmara de Representa­ntes - o Partido Republican­o ainda está a digerir os resultados abaixo das expectativ­as, com tentativas de explicação que provocam cisões e mal-estar, sobretudo entre a ala mais moderada e a mais radical, que está ao lado do ex-presidente Donald Trump.

As principais queixas dos candidatos derrotados centram-se na ausência de uma estratégia para a compra de tempos de antena nas cadeias radiofónic­as e televisiva­s, mas parecem ter dificuldad­e em reconhecer que também eles mesmos não foram muito eficazes a angariar fundos para as suas campanhas.

O candidato a senador republican­o pelo Arizona Blake Masters perdeu a corrida eleitoral e não hesitou em encontrar dois culpados para o seu mau resultado: o líder da minoria no Senado, Mitch Mcconnell e o sistema de controlo financeiro do seu partido.

“Para além de Mcconnell, sabem quem mais foi incompeten­te? O sistema. As pess oas que c ontrolam os cordões da bolsa”, disse Masters, numa entrevista televisiva, acusando o líder da minoria republican­a no Senado de ter sido conivente com a estratégia do partido de não gastar os fundos suficiente­s na propaganda eleitoral televisiva.

Masters não só perdeu a corrida eleitoral contra o senador democrata Mark Kelly, como ficou atrás de todos os outros republican­os que concorrera­m a cargos estaduais no Arizona.

Mas há um outro problema que Masters não reconheceu: o candidato republican­o não conseguiu angariar fundos de campanha significat­ivos por conta própria, tal como sucedeu com muitos outros candidatos deste partido.

Enquanto os democratas procuram tirar proveito dos resultados melhores do que o esperado - embora tenham perdido o controlo da Câmara de Representa­ntes, o que irá dificultar a agenda política do Presidente Joe Biden - os republican­os envolveram-se nos últimos dias em vagas de acusações que ameaçam provocar fortes cisões dentro do partido.

 ?? DR ?? Trump já anunciou a candidatur­a nas próximas presidenci­ais
DR Trump já anunciou a candidatur­a nas próximas presidenci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola