Jornal de Angola

“Lewa” leva Polónia ao topo do Grupo

Atacante do FC Barcelona estreou-se a marcar numa competição mundial no quinto jogo da carreira, depois de falhar penáltie

- Francisco Carvalho

Com uma assistênci­a e um golo “histórico”, o atacante Robert Lewandowsk­i levou a Polónia ao topo do Grupo C do Campeonato do Mundo de futebol, que decorreu no Qatar até 18 de Dezembro, após a vitória por 2-0 sobre Arábia Saudita no segundo j ogo. A vitória aumenta a probabilid­ade de classifica­ção aos oitavos-de-final e atira a pressão aos argentinos de Lionel Messi no último j ogo da fase regular.

O camisa 9 polaco entrou motivado para apagar a história do jogo de estreia, no qual falhou um penáltie e permitiu o empate com o México. Ontem, no quinto jogo de um Mundial, o atacante do FC Barcelona balançou as redes pela primeira vez na carreira. A satisfação contagiant­e do atleta no Estádio Education City é enriquecid­a com a assistênci­a para o golo de Zielinski e um remate à trave da baliza do guardarede­s Al-owais.

Com a vitória, Lewa, como também é conhecido entre os amigos, respira de alívio ao lado de colegas comandados por Czeslaw Michniewic­z.

HISTÓRIA DO JOGO

A jogar em “casa”, Arábia Saudita fez-se representa­r em grande número nas bancadas após a vitória sobre a Argentina. A confiança do grupo era alta. A pressão sobre os europeus ficou vincado nos minutos 15 e 16, quando os polacos Kiwior e Cash receberam cartões amarelos por entradas duras nos sauditas. Na sequência, aos 19 minutos, Milik juntou-se ao grupo de amarelados por puxar calção de Al-amri e impediu um contra-ataque da Arábia.

O técnico alterou o sistema táctico e passou a controlar mais a bola, mesmo a Arábia Saudita apresentar-se melhor no jogo. Aos 39 minutos, Zielinski recebeu um passe dentro da área de Lewandowsk­i e abriu o placard com um remate de belo feito. O golo foi o primeiro no Estádio Education City neste mundial.

Em busca do empate, a Arábia Saudita acelerou mais e passou a desbravar a área adversária. Aos 41 minutos, o VAR entrou em acção ao recomendar a revisão de uma disputa em que Bielik derrubou Al Sheri. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio não teve dúvida da falta e marcou a penalidade.

Delírio total no estádio Education City. A expectativ­a do empate mexeu com os corações dos sauditas. Com as mãos ao alto e nos rostos, as preces foram enviadas ao Alá. Salem AlDawsari é chamado para cobrar. Movido de cinismo, cobrou rasteiro no l ado direito e o guarda- redes Szczesny fez-se ao lance e t ravou a t rajectória. Na recarga, o polaco mesmo caído, brilhou novamente ao fazer uma super defesa.

Durante todo o jogo, os sauditas pressionar­am bastante e mantiveram mais a posse de bola. No segundo tempo, Al- Dawsari, AlBrikan e Kanno erraram os alvos. Aos 33 minutos, AlAbid ficou com a sobra, depois de uma óptima jogada pela esquerda, bateu e a bola passou muito próxima à trave de Szczesny.

 ?? DR ?? Capitão polaco superou, ontem, o obstáculo montado pelo guarda-redes saudita Al-owais
DR Capitão polaco superou, ontem, o obstáculo montado pelo guarda-redes saudita Al-owais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola